matematica para criancas — 5 jogos que ensinam e divertem

Matemática para Crianças — 7 Jogos que Ensinam e Divertem os Pequenos

Categoria: Artigos

Propor jogos que ensinam matemática para crianças em casa pode ser uma estratégia importante e muito eficaz para reforçar o conhecimento adquirido na escola. Por serem lúdicos e divertidos, os jogos ajudam os pequenos  a começarem a estabelecer relações entre os números e as diversas situações cotidianas, o que facilita a assimilação dos conteúdos.

A abordagem mais sistematizada e formal, característica do ambiente escolar, é insubstituível. Contudo, enriquecer essas aprendizagens com alternativas mais descontraídas e leves pode contribuir para que as crianças desenvolvam gosto por aprender, não só a matemática, mas também outras disciplinas.

Para te ajudar, separamos sugestões de jogos para ensinar matemática para crianças. Confira!

Jogos de matemática para crianças

Ensinar matemática para crianças não é só abordar os números, mas também incentivar o raciocínio lógico, estimular a autonomia infantil e a criatividade, além de desenvolver a capacidade de resolver problemas. Os jogos apresentados a seguir apoiam nesses objetivos:

1. Jogos de tabuleiro

Bastante populares,  e disponíveis em um grande número de variações no mercado, os jogos de tabuleiro têm alta capacidade de apoiar o aprendizado da matemática na infância

Opções como o Banco Imobiliário, ajudam a lidar com números e gerenciamento de valores. Já alternativas como o jogo da velha, o xadrez e a dama colaboram para o desenvolvimento do raciocínio lógico e estratégico, além de apoiarem na melhora da noção de tempo, concentração e pensamento analítico.

2. Quebra-cabeças

Outro jogo muito popular que também é uma excelente forma de ensinar matemática para crianças é o quebra-cabeça. O ato de montar as inúmeras peças recortadas desse brinquedo  exige habilidades de sequência, ordenação e concentração, ajudando a reforçar aprendizados de conteúdos escolares.

3. Blocos de construção

Seja com peças de madeira ou com o famoso “Lego”, o ato de construir, organizar e planejar estruturas necessita que a criança use noções básicas de matemática, engenharia e geometria.

Ao brincar com os blocos, os pequenos aprendem formas geométricas, sequências e tamanhos, além de desenvolverem pensamento espacial para dar vida às suas criações.

Os pais ainda podem fazer comparações em relação ao tamanho das torres ou pedir para calcular a diferença entre cada construção, por exemplo. Tarefas que estimulam as crianças e deixam o aprendizado mais dinâmico.

4. Batalha naval

Essa é uma opção clássica para reforçar o ensino de a matemática em casa, pois o jogador precisa dividir objetos em diferentes quadrantes, alinhados horizontalmente ou verticalmente. Além disso, é necessário descobrir onde estão os navios do oponente.

Jogos desse tipo ensinam:

• sequência;
  • definição de valores;
  • contagem;
  • coordenadas;
  • direções;
  • vetores;
  • conjuntos;
  • lógica;
  • planejamento estratégico.

5.  Bingo infantil

O bingo é um jogo de azar e sorte muito popular, e pode ser uma ótima alternativa para ensinar os pequenos a conhecerem os números.

Jogada com cartelas e bolas numeradas, o objetivo dessa brincadeira é marcar os números da cartela à medida que são chamados e ser o primeiro a completar um padrão específico.

Uma boa idade para introduzir essa atividade na rotina da criança é quando ela estiver na pré-escola.

6. Dominó

Outra opção bacana para ensinar as crianças a lidarem com números é o dominó, um jogo muito popular e que pode ser muito divertido e educativo para os pequenos.

Nele, os jogadores precisam encontrar e encaixar na sequência os mesmos números já colocados na mesa. Por esse motivo, pode ser uma ótima alternativa para ensinar as crianças mais novas a identificar qual número é qual.

7. Jogo da memória com números

Diferentemente do tradicional jogo da memória, em que a criança precisa agrupar os pares de figuras iguais, essa versão consiste em unir operações matemáticas (subtração, adição, multiplicação ou divisão) e os seus respectivos resultados.

Essa é uma excelente atividade para ensinar matemática para crianças que você pode propor em casa. Basta criar as cartas com papel e caneta!

Gostou do conteúdo e quer descobrir outras maneiras de ajudar no desenvolvimento escolar do seu filho? Então, baixe nosso eBook com mais brincadeiras para ensinar matemática de forma divertida em casa e torne a rotina de aprendizado do seu pequeno muito mais interessante.