Matemática para Crianças — 5 Jogos que Ensinam e Divertem

Propor jogos, em casa, que ensinam matemática para crianças pode ser uma estratégia importante e muito eficaz para reforçar o conhecimento adquirido na escola.

Por serem lúdicos e divertidos, os jogos permitem que os pequenos comecem a estabelecer relações entre os números e as diversas situações cotidianas, o que facilita na assimilação dos conteúdos matemáticos.

A abordagem mais sistematizada e formal, característica do ambiente escolar, é insubstituível. Contudo, enriquecer essas aprendizagens com alternativas mais descontraídas e leves pode contribuir para que as crianças desenvolvam gosto por aprender, não só a Matemática, mas também outras disciplinas.

Para te ajudar, separamos cinco sugestões de jogos matemáticos. Confira!

Jogos de matemática para crianças

Ensinar matemática para crianças não é só abordar os números, mas também incentivar o raciocínio lógico, estimular a autonomia infantil e a criatividade, além de desenvolver a capacidade de resolver problemas.

Portanto, são inúmeros jogos que ajudam no aprendizado dessa disciplina e, diferentemente do que muitos acreditam, nem sempre eles envolvem números.

1. Jogos de tabuleiro

Esses jogos populares possuem uma grande capacidade de apoiar o aprendizado da matemática e há uma ampla variedade de opções disponíveis no mercado.

O Banco Imobiliário, por exemplo, é uma opção mais avançada, que realmente envolve números e gerenciamento de valores.

Jogos da velha, dama e xadrez ajudam a desenvolver lógica e estratégia. Também melhoram noções de tempo, concentração e pensamento analítico.

2. Quebra-cabeça

Sim, o quebra-cabeça também é uma excelente forma de ensinar matemática para crianças. Ele é composto por inúmeras peças recortadas e o ato de montá-lo exige habilidades de sequência, ordenação e concentração.

3. Blocos de construção

Seja com blocos de madeira ou com o famoso “Lego”, o ato de construir, organizar e planejar estruturas necessita que a criança use noções básicas de matemática, engenharia e geometria.

Elas aprendem formas geométricas, sequências e tamanhos, além de desenvolverem pensamento espacial para dar vida às suas criações.

Os pais ainda podem fazer comparações em relação ao tamanho das torres ou pedir para calcular a diferença entre cada construção, por exemplo.

4. Batalha naval

Essa é uma opção clássica para reforçar a matemática em casa, pois o jogador precisa dividir objetos em diferentes quadrantes, alinhados horizontalmente ou verticalmente. Além disso, é necessário descobrir onde estão os navios do oponente.

Jogos desse tipo ensinam sequência, definição de valores, contagem, coordenadas, direções, vetores, conjuntos, lógica e planejamento estratégico.

5. Jogo da memória

Diferente do tradicional jogo da memória, em que a criança precisa agrupar os pares de figuras iguais, essa versão consiste em unir operações matemáticas (subtração, adição, multiplicação ou divisão) e os seus respectivos resultados.

Essa é uma excelente atividade para ensinar matemática para crianças que você pode propor em casa. Basta criar as cartas com papel e caneta!

Quer entender mais sobre a importância das atividades lúdicas na educação, os benefícios para as crianças e conferir mais oito opções de jogos matemáticos? Baixe nosso e-book!