autorregulação da aprendizagem

O Que É Autorregulação Na Educação Infantil E Como Os Pais Podem Incentivar Em Casa

Categoria: Artigos

Você já deve saber que a relação entre pais e filhos tem grande influência em diversas esferas do desenvolvimento infantil, certo? Um hábito importante é a autorregulação na Educação Infantil que, apesar de ser promovido pela escola, também deve ser um ponto de atenção em casa.

Por essa razão, é importante que os pais, ao lidar com as crianças, busquem incentivá-lo. Afinal, se autorregular pode beneficiar a autoestima, o sucesso escolar e o desenvolvimento cognitivo da criança.

Se você quer garantir isso para os seus filhos, confira o artigo e veja dicas para colocar em prática!

O que é autorregulação na Educação Infantil?

A autorregulação na Educação Infantil é uma competência praticada para a aprendizagem e é o processo no qual a própria criança organiza, monitora e analisa seu aprendizado.

Para que essa atividade seja eficiente, o estudante precisa ter controle sobre seus pensamentos, motivações e comportamentos. Também é necessário compreender os sentimentos e emoções que se manifestam antes, durante e após a realização de uma atividade.

Esse conhecimento consegue evitar situações de crise na criança. Ao invés, por exemplo, de chorar ou jogar tudo para longe, ela será capaz de comunicar como está se sentindo com determinada tarefa.

Ou seja, seu filho será responsável por entender e monitorar suas motivações para estudar, determinar estratégias para melhorar o aprendizado e identificar se está ou não conseguindo absorver o conteúdo.

Essa competência tornou-se especialmente essencial durante a pandemia do novo coronavírus, já que as crianças estavam em casa e contavam apenas com a companhia dos pais para o apoio na educação.

Essa prática traz diversos benefícios às crianças, como:

• melhor retenção do conteúdo;
  • maior envolvimento e motivação com os estudos;
  • melhoria na alfabetização, no vocabulário e em habilidades matemáticas;
  • contribuição para o desenvolvimento social;
  • melhor desempenho acadêmico;
  • maior autocontrole.

A participação ativa nos estudos e o incentivo da autoexpressão, que vêm como consequências do resultado positivo da autorregulação na Educação Infantil, também são formas de estimular o desenvolvimento cognitivo das crianças.

É por esse motivo que essa competência consegue contribuir tanto para os estudos, já que as habilidades intelectuais estão diretamente ligadas com a memória, o raciocínio e a capacidade de planejamento.

Como incentivar a autorregulação em casa?

Vale destacar que a autorregulação na aprendizagem não é uma habilidade, mas um processo que pode ser desenvolvido. Por essa razão, é importante que os pais incentivem essa prática desde os primeiros anos de vida, já que o papel deles é fundamental.

Os pais como correguladores das crianças

Lev Vygotsky, importante psicólogo na área do desenvolvimento intelectual das crianças, reforça que a interação com adultos é essencial para que os pequenos desenvolvam suas próprias competências sociais, emocionais e intelectuais.

Por isso, os pais são chamados de “correguladores”, ou seja, aqueles que devem guiar seus filhos pelo processo de autorregulação. Para isso, preparamos algumas dicas. Confira a seguir!

Dicas para os pais incentivarem a autorregulação na Educação Infantil

O primeiro passo para incentivar a autorregulação na Educação Infantil é ajudar seus filhos a identificar suas emoções ao nomeá-las. Assim, os pequenos começam a aprender a lidar com o que sentem para conseguir resolver seus problemas relacionados ao processo de aprendizado.

Por exemplo, se ele ficar bravo ao não conseguir fazer determinada lição, ensine-o, desde novo, que aquilo que está sentindo naquele momento se chama raiva. Em seguida, explique que tudo bem ter dificuldades, mas que o importante é persistir.

Quando ele souber identificar suas emoções, vale propor um exercício com cores. Diga para ele determinar como está se sentindo ao realizar alguma atividade ou sobre alguma disciplina:

• vermelho: não está conseguindo desenvolver bem seu aprendizado. Então é preciso criar novas estratégias para aprender ou ir com mais calma;
  • amarelo: está começando a perder o controle. Portanto, é importante ficar atento ou apoiar o ensino com jogos e brincadeiras, por exemplo, devido à importância do lúdico para a Educação Infantil;
  • verde: pode continuar no ritmo de aprendizado que está.

Além de ajudar a criança a identificar seu ritmo de aprendizado e a compreender se está conseguindo ou não aproveitar o conteúdo, vale ainda incentivar que a criança se torne mais independente e segura de si. Para isso, você pode:

• incentivá-la a tomar suas próprias decisões;
  • deixá-la programar os horários de estudos e as disciplinas que irá estudar;
  • interferir em suas decisões apenas quando necessário;
  • ensiná-la a assumir responsabilidades;
  • ajudá-la a desenvolver paciência e capacidade para lidar com os obstáculos do dia a dia;
  • ensiná-la a entender suas emoções e controlá-las com inteligência emocional.

Guiar a educação de seus filhos em casa não precisa ser uma tarefa difícil. Como vimos, é possível aproveitar esses momentos para desenvolver competências que carregam inúmeros benefícios.

Contudo, para além disso, também é necessário que as atividades feitas em casa sejam adequadas. Por isso, conheça algumas brincadeiras lúdicas para fazer com os seus filhos e tenha certeza de que está seguindo o caminho certo para aproveitar tudo que a autorregulação na Educação Infantil pode oferecer aos pequenos!