Qual é a importância da música na educação infantil?

Qual É A Importância Da Música Na Educação Infantil?

Categoria: Educação

Você sabe qual é a importância da música na Educação Infantil? Crianças crescem com canções de ninar ou cantando o alfabeto por um motivo. Esse estímulo pode ser benéfico para a socialização e outras capacidades.

No Colégio Koelle, reconhecemos esse efeito e oferecemos atividades extraclasse de musicalização para engajar os alunos e garantir todas as vantagens das brincadeiras com música.

Quer saber como isso acontece? Continue lendo o artigo e descubra!

Conheça a importância da música na Educação Infantil e os seus benefícios

Quando o assunto é a importância da música na Educação Infantil, uma das coisas mais interessantes é entender que várias competências são estimuladas ao mesmo tempo quando os pequenos são expostos a melodias.

Por exemplo, quando uma criança aprende a tocar uma música em um instrumento, ela está exercitando a memória, a coordenação motora, a noção espacial e de ritmo… Tudo em uma única atividade.

Esse é apenas um dos motivos pelos quais a música é tão importante para a Educação Infantil no Colégio Koelle. Confira outros:

Estímulo à concentração

Quantas vezes já vimos os pequenos prestando muita atenção em uma música? É uma cena bastante comum para os pais.

Muitas vezes, as crianças até aprendem a melodia ou parte da letra completamente sozinhas. Isso é um sinal de que estão concentradas no estímulo sonoro. Portanto, ele pode ser usado nas estratégias de aprendizagem.

Raciocínio e memória

Como dissemos, se uma criança aprende uma música, ela está exercitando a memória. Afinal, é assim que podem lembrar de letras e ritmos.

Expressão corporal

Muitas das vezes em que as crianças ouvem músicas, uma das primeiras reações é dançar. Essa integração de corpo e mente é essencial para que elas se expressem, podendo até, por exemplo, ser uma ferramenta para ajudar a lidarem com a timidez.

Além disso, brincar e aprender com a música também exige coordenação motora, tanto dançando quanto tocando algum instrumento. 

Brincadeiras lúdicas

Na Educação Infantil, oferecer brincadeiras lúdicas é essencial para que o desenvolvimento seja estimulado e a música é uma delas. Alguns dos benefícios de usar o lúdico no aprendizado são:

  • cooperação em grupo;
  • socialização;
  • habilidades de ouvir e se comunicar;
  • criatividade;
  • concentração.

Por isso, os pais devem buscar oferecer aos seus filhos ambientes que proporcionem atividades desse tipo. O Colégio Koelle estimula atividades envolvidas não apenas com a importância da música na Educação Infantil, mas também com pintura, desenho, habilidades motoras e muito mais!
Entre em contato com o Colégio Koelle e veja seu filho crescer com todos esses benefícios!

Agende uma visita