coronavirus — a importancia de ensinar habitos de higiene na educacao infantil

Coronavírus — A Importância de Ensinar Hábitos de Higiene na Educação Infantil

Categoria: Artigos

A pandemia do novo Coronavírus evidenciou ainda mais a importância dos hábitos de higiene na educação infantil. Esses cuidados são necessários para toda a população, pois contribuem para a manutenção da saúde e devem ser seguidos não apenas no momento crítico que vivenciamos.

Entretanto, nem sempre as crianças se animam quando o assunto é lavar as mãos ou tomar banho, não é mesmo? Pensando nisso, criamos este artigo para te ajudar a ensinar a higiene pessoal aos pequenos de forma divertida, além de também compreender mais sobre o assunto. Acompanhe!

O que é higiene na educação infantil e por que ensiná-la?

Higiene pessoal é o conjunto de conhecimentos e técnicas utilizados para prevenir o aparecimento de doenças infecciosas causadas por germes, vírus e bactérias, como infecções intestinais e gripe. Por isso, pequenas ações como lavar as mãos, tomar banho e escovar os dentes contribuem para uma vida mais saudável.

O momento ideal para ensinar hábitos de higiene às crianças é nos primeiros anos de vida. Afinal, esse período é marcado por ser uma fase de descobertas, aprendizado e desenvolvimento infantil.

Além disso, todo bom hábito adquirido na infância tem maiores chances de perdurar na vida adulta.

Como ensinar bons hábitos de higiene ao seu filho?

Ensinar hábitos de higiene na educação infantil nem sempre é uma tarefa fácil, já que exige paciência, persistência e disposição ao diálogo. Mas, se for feita de uma maneira didática e lúdica, as crianças darão mais atenção a essas atividades e, aos poucos, irão incorporá-las em sua rotina com autonomia.

Veja só algumas dicas para estimular esses cuidados:

  • use purpurina ou tinta antes de lavar as mãos: essa é uma maneira educativa de demonstrar que, quando as mãos estão sujas, os microrganismos são transmitidos para todos os lugares que tocamos e lavar as mãos é o único jeito de se livrar deles;
  • associe as práticas de higiene a momentos prazerosos do dia: como lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes antes de ouvir uma história para dormir, etc;
  • leia livros sobre o tema: as histórias deixam o assunto mais divertido e contribuem para a imaginação das crianças;
  • mostre vídeos: desenhos e filmes de curta duração sobre higiene também ajudam os pequenos a compreender o tema de forma divertida;
  • cantem juntos: a música estimula a atenção e a memória, por isso, é uma boa solução para ensinar higiene de um jeito leve;
  • use objetos divertidos: escova de dentes de personagem, sabonetes com formatos diferentes e embalagens de shampoos que simulam um brinquedo podem ajudar.

Gostou de entender a importância de ensinar hábitos de higiene na educação infantil e de conferir dicas de como promovê-los às crianças?
Compartilhe o conteúdo em suas redes sociais para que outros pais e mães também confiram essas orientações.

Para mais artigos sobre educação, acesse o blog do Colégio Koelle!

Baixe o nosso conteúdo exclusivo sobre como apoiar o seu filho em cada etapa do desenvolvimento infantil

Agende uma visita