como as tecnologias educacionais apoiam o ensino na quarentena

Como as Tecnologias Educacionais Apoiam o Ensino na Quarentena

Categoria: Artigos

A adoção do ensino a distância durante a pandemia do novo Coronavírus foi uma maneira de contornar o distanciamento social, sem comprometer a educação de crianças e adolescentes. Nesse período, percebemos que as tecnologias educacionais foram — e ainda estão sendo — indispensáveis para apoiar o ensino infantil, fundamental e médio.

Quer saber como o Colégio Koelle adotou essas medidas em seu processo de ensino? Continue a leitura do artigo!

Tecnologias educacionais no ensino a distância e o dever dos familiares na quarentena

As tecnologias educacionais, como um ambiente de aprendizado virtual e os serviços de comunicação por vídeo, como o Zoom, se mostram de grande apoio para a ensino remoto, já que permitem conectar os professores aos estudantes e transmitir conteúdos on-line.

Entretanto, para vencer os desafios da educação a distância, é fundamental também contar com a assistência dos pais neste período.

Afinal, muitos alunos, especialmente os mais novos, enfrentam dificuldades em relação a aprendizagem autodirigida e a autogestão de tempo. Além disso, precisam de apoio para ter motivação para aprender on-line.

Por essa razão, em momentos de ensino a distância, os pais são fundamentais para auxiliar os filhos em tarefas como:

• ajudar a criança a organizar o dia e manter uma rotina;
  • incentivar a busca pelo conhecimento e realização das atividades da escola;
  • garantir que a criança esteja assistindo a todas as aulas;
  • ajudar com o acesso às plataformas, aos canais de comunicação e ao ambiente virtual em que são disponibilizadas as aulas e matérias;
  • organizar um espaço adequado para as aulas e realização de atividades, de preferência um lugar tranquilo e com boa iluminação.

Projeto KAD – Koelle a Distância

Como somos pioneiro em inovação e utilização de tecnologia em sala de aula, o uso de IPads faz parte do nosso processo de ensino-aprendizagem desde 2014. Por isso, temos estruturas pedagógicas e tecnológicas de excelência que contribuíram para a adaptação ao ensino a distância.

Pensando em manter a qualidade da educação dos alunos mesmo longe da escola, o Colégio Koelle lançou o Projeto Koelle a Distância (KAD).

Para ajudar os alunos e familiares com a organização das aulas em casa, nós enviamos semanalmente a descrição e a programação das atividades que serão oferecidas nos próximos dias.

Já para fortalecer a parceria entre a família e a escola, incluímos reuniões semanais entre os familiares e as orientadoras educacionais. Desta forma, fica mais fácil auxiliar as crianças e os adolescentes a suprir suas dificuldades e melhorar a absorção de conteúdo.

O Projeto KAD ainda inclui:

• aulas ao vivo e gravadas, plantões de dúvidas ao vivo a partir do Ensino Fundamental I;
  • oficinas de formação e plantão de atendimento técnico;
  • disponibilização do material didático na internet para que os estudantes possam ampliar seus conhecimentos.

Gostou de saber como as tecnologias educacionais estão apoiando nosso processo de ensino durante o período de isolamento social? Acesse o site do Colégio Koelle para saber mais sobre nosso trabalho!