como vencer os desafios da educacao a distancia na primeira infancia

Como Vencer os Desafios da Educação a Distância na Primeira Infância

Categoria: Artigos

A educação na primeira infância é bastante diferente dos outros níveis, já que nessa faixa etária se aprende, principalmente, por meio da interação e do brincar. Justamente por essa razão, tem sido um desafio para os pais e responsáveis superarem os obstáculos do ensino a distância.

A boa notícia é que, com as dicas certas, é possível aproveitar melhor o período de isolamento social para apoiar o desenvolvimento dos pequenos. Continue a leitura do artigo e saiba como!

Principais desafios do EaD na primeira infância

A pandemia do novo coronavírus mudou a rotina dos pais, que agora precisam conciliar o home office com os cuidados e educação dos filhos. Como a primeira infância é a faixa etária que demanda mais atenção, é fundamental saber como oferecer o suporte necessário para o aprendizado das crianças.

Do outro lado, os professores encontram dificuldades para promover a interação por meio de uma tela, manter o vínculo com os pequenos e, ainda, demonstrar o quanto a contribuição dos pais é importante nesse momento.

É importante colocar a criança para assistir as vídeoaulas, contudo, os pais também devem se apoiar nas recomendações e atividades propostas pelo educador para que o objetivo de aprendizagem seja alcançado. Por exemplo, se a professora conta uma história no vídeo, o ideal é explorá-la em casa, trazendo para o seu dia a dia.

Essa parceria escola e família sempre foi um eixo fundamental para o desenvolvimento das crianças. Agora, nesse cenário adverso, é o momento de fazer esse laço se mostrar forte e coeso para garantir um ensino adequado para crianças de zero a seis anos por meio de brincadeiras, conversas e músicas direcionadas pelos profissionais da escola.

Dicas para apoiar o desenvolvimento infantil em casa

Agora que já foi relembrada a importância da educação domiciliar como um complemento do processo de ensino-aprendizagem das escolas, veja como apoiar seu filho em casa:

• estabeleça uma rotina com a criança, deixe ela desenhar os passos dessa rotina e se sentir confortável com ela. A constância facilita o dia a dia das crianças;
  • separe um momento para acompanhar as aulas ao lado do seu filho;
  • repasse as atividades que o colégio propõe;
  • conte histórias — para facilitar, encaminhamos livros em PDF;
  • brinque com seu filho, mas reserve um tempo livre para que faça as atividades que mais gosta e desenvolva sua criatividade, o famoso ócio criativo;
  • use materiais simples e disponíveis em sua casa para incentivar brincadeiras de faz de conta, como caixas, tecidos e utensílios de cozinha;
  • converse sobre a situação atual, responda às dúvidas dos pequenos e explique a mudança da rotina.

Como o Colégio Koelle aplica estratégias para melhorar o ensino das crianças

Diferente de muitas escolas, o Colégio Koelle criou um plano de aulas e de orientações para as famílias focado na educação na primeira infância. O objetivo é educar os pequenos, por meio do brincar, e promover a interação com as professoras. Além disso, também nos preocupamos em engajar e ensinar os pais a se envolverem mais com nossa metodologia de ensino.

Lembre-se, para superar os desafios da educação a distância, a proximidade com a escola e o apoio dos pais no processo de aprendizagem é crucial.

Gostou das dicas? Para conferir mais artigos como este, continue navegando pelo blog do Colégio Koelle.

Receba dicas exclusivas para criar uma rotina de estudos em casa para melhorar o desempenho do seu filho!