setembro amarelo koelle

Setembro Amarelo

Categoria: Serviços de apoio Social

O mês de setembro é popularmente conhecido por ser o mês da prevenção ao suicídio, chamado por Setembro Amarelo, além de ser uma oportunidade de falar sobre saúde mental, já que ambos os temas são muito relacionados. Por isso decidimos trazer um pouco de informação a respeito disso. 

Infelizmente durante o período de pandemia pelo qual estamos passando, a saúde mental de grande parte da população é afetada de diversas maneiras, por consequência do isolamento e até mesmo da própria pandemia que tem causado tantas perdas e males a todos.

Segundo pesquisas, a taxa de suicídio aumentou durante o período de quarentena, e isso infelizmente não parece estar sendo divulgado, o que acaba prejudicando a nossa sociedade, já que esse problema deveria ser evidenciado a fim de que haja uma preocupação maior com as pessoas afetadas. 

Inegavelmente, todos nós somos afetados em algum nível, porém existem casos onde é realmente necessário uma ajuda psicológica e clínica, e isso é completamente normal e comum, ao contrário do que muitos pensam. 

Apesar do Setembro Amarelo ser a época onde enfatizamos essa pauta, é extremamente necessário que esse debate não se limite somente a esse período, mas sim que seja um assunto constante, para que cada vez mais todos nós estejamos conscientes dos problemas causados por essas condições às quais todos estamos sujeitos. 

É importante enfatizar que saúde mental é um assunto sério e que na maioria das vezes necessita de tratamento clínico, então tome cuidado ao oferecer ajuda por meio de conversas ou estar aberto a “desabafos”, pois dependendo dos casos isso pode ocasionar em situações piores.

Incentive pessoas ao seu redor que passam por esse tipo de problemas a procurarem psicólogos, psiquiatras e terapeutas, pois são profissionais qualificados e que estudaram para isso. Além disso, esse tipo de ajuda profissional muitas vezes está disponível gratuitamente, principalmente em universidades, basta pesquisar as instituições em sua região que oferecem esse tipo de serviço.

Outro meio extremamente útil e de extrema importância é o CVV Centro de Valorização da Vida, uma organização sem fins lucrativos disponível a receber ligações a qualquer momento, pelo número de telefone 188, onde você pode conversar com pessoas qualificadas que realizam apoio emocional e prevenção ao suicídio.

Cuide da sua saúde mental, não tenha medo de falar sobre isso, e lembre-se: você não está sozinho.

Texto produzido pelo aluno Pedro Malta Costa – 1ªA Ensino Médio, para o Informativo Kara do Koelle edição Setembro 2020.

Agende uma visita