Alcyr Araujo

Entrevista com Alcyr Araujo

Categoria: Entrevistas Social

Nos dias 8 e 9 de setembro, o Colégio Koelle teve sua 8ª Bienal de Profissões, desta vez no modelo 100% online! Foram mais de 40 palestrantes e todas as palestras você pode assistir em nosso canal do Youtube.

Nesta edição, o Kara do Koelle entrevista Alcyr Araújo, palestrante de abertura da nossa VIII Bienal de Profissões. Ex aluno do Colégio Koelle , Alcyr Araújo é fundador e CEO da empresa Mosyle, uma startup focada em tecnologia da educação, presente no colégio no gerenciamento dos IPads. A empresa que surgiu no Brasil, hoje se localiza nos Estados Unidos e atua em 100 países.

O que você diria ser a coisa mais legal, interessante, marcante de trabalhar com tecnologia educacional?

Gosto muito do sentimento de que nosso trabalho ajuda a amplificar a atuação da mais importante das profissões: professor. Saber que ajudamos escolas e professores a formarem o futuro traz um propósito muito bacana para o dia a dia da Mosyle. Hoje a Mosyle opera em ambos os mercados (educação e corporativo) e é muito legal também ver empresas que todos nós conhecemos e saber que somos parte do processo deles, mas sem dúvida alguma a conquista dos nossos clientes educacionais é o mais nos orgulha.

Qual foi o maior desafio que você encontrou na criação e empreendimento da Mosyle?

Desafios são constantes e diários, e estou certo de que o meu maior desafio à frente da Mosyle ainda está por vir, mas até então, sem dúvida, a decisão de mudar começar tudo novamente nos Estados Unidos e lutar para colocar a Mosyle em uma posição de destaque em nível global foram desafios extremamente interessantes e intensos. Sou muito grato ao aprendizado que esses desafios me proporcionaram.

Você já tinha voltado para o Koelle depois de se formar? Como foi a experiência de voltar agora como palestrante?

Já tinha sim. Anos atrás, quando o Koelle se tornou nosso cliente, decidi fazer pessoalmente a apresentação da nossa solução para os profissionais de TI e professores. Foi um dia muito especial por ter a chance de rever pessoas que marcaram minha vida e relembrar momentos que significaram muito para mim.

Recentemente, quando recebi do Koelle o convite para palestrar para os alunos, fiquei bastante grato e honrado. Lembrei da minha época no Koelle e me surpreendi com o quão rápido os anos voam, mas fiquei muito contente de saber que talvez as experiências que acumulei desde que deixei o Koelle poderiam ser interessantes para os atuais alunos. Obrigado mesmo pela oportunidade.

Como foram seus tempos no Koelle? Que experiências forma mais marcantes?

Bem … não me orgulho muito do meu perfil de aluno durante o ensino médio, mas os valores que aprendi e os exemplos que recebi no Koelle são muito presentes na pessoa que me tornei hoje. Trabalhar duro para conseguir o que queremos e sempre fazer as coisas da forma correta são valores que lembro muito das minhas experiências no tempo de escola.

O que você tem a dizer para nós, jovens, que hoje ocupamos o lugar que você ocupou a muitos anos?

Sei que minha mensagem pode soar um pouco clichê, mas vocês podem sim fazer e ser o que quiserem. Todo mundo fala essa parte e concordo com ela, mas o lado que todos esquecem é que atrás da realização de qualquer sonho existe muito trabalho duro, muita dedicação e privação. Mencionei na palestra que na minha visão, inspiração é responsável por só 1% de qualquer conquista, enquanto que transpiração traz os outros 99%. Assim, vocês podem sim fazer e ser o que quiserem, mas estejam dispostos as trabalhar muito para isso.