atividade de educacao infantil para ensinar ciencias em casa

Aprender Em Casa: Atividades De Ciências Para Educação Infantil

Categoria: Artigos

Quando os pais apoiam a educação das crianças em casa, o processo de aprendizagem é favorecido. Entre diversas possibilidades, propor uma atividade de ciências para Educação Infantil, além de colaborar para o fortalecimento do vínculo entre pais e filhos, transmite conhecimento e também traz muita diversão para toda a família.

Pensando nisso, o Colégio Koelle reuniu sugestões de experimentos para realizar no tempo livre e encantar os pequenos. Confira!

Conheça atividades de ciências para educação infantil

Muitas crianças gostam de brincar de cientista e, por isso, chamá-las para participar de uma atividade de ciências para Educação Infantil será garantia de diversão.

Enquanto vocês se divertem juntos, elas aprenderão fenômenos físicos e químicos, o que contribui para apoiar seu filho no desenvolvimento infantil e também para instigar o interesse pelo aprendizado.

Veja agora algumas brincadeiras para ensinar ciências para crianças em casa:

1. Objetos que se repelem

Você vai precisar de:

  • dois pratos de isopor;
  • uma toalha.

Coloque os dois pratos em uma mesa virados para baixo. Em seguida, esfregue com a toalha a base de um dos pratos por cerca de 30 segundos.

Agora, peça para a criança tentar aproximar a base dos dois pratos. Ela perceberá que não será possível, pois os dois itens se repelem.

Assim é possível ensinar o conceito de eletrostática na prática. Todos os objetos são compostos por partículas negativas e positivas. Quando você passou a toalha no prato, ele perdeu elétrons (negativos) e, ao aproximá-lo a um objeto neutro (o outro prato), ele é repelido.

2. Bússola caseira

Para construir a bússola, você vai precisar de:

  • um ímã;
  • um copo de água cheio até a borda;
  • uma agulha;
  • papel alumínio.

Para começar, corte um quadrado de papel alumínio do mesmo comprimento da agulha e coloque-o para boiar dentro do copo de água. Feito isso, passe o ímã na agulha diversas vezes e no mesmo sentido. Depois, coloque-a em cima do papel alumínio, com delicadeza para não afundar. Em seguida, a agulha irá girar e apontar para o Norte.

Além de ilustrar o conceito de campos magnéticos, a bússola pode fazer parte de explicações sobre direções e até de outras brincadeiras dos pequenos.

3. O branco e as cores

Para esta atividade, você irá precisar de:

  • papel sulfite;
  • papelão;
  • lápis;
  • régua;
  • tesoura;
  • canetas coloridas;
  • cola;
  • um barbante.

Comece desenhando um círculo de 15 centímetros de diâmetro no papel e recorte-o. Com auxílio de uma régua, divida o círculo em seis partes iguais.

Pinte cada pedaço com as cores do arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e violeta.

Em seguida, corte um círculo no papelão da mesma proporção que o de papel e cole-o embaixo do sulfite. Faça dois furos pequenos no centro do círculo para passar o barbante, que deve ter cerca de 90 cm.

Após passar o barbante nos dois furos, amarre a extremidade. Com o círculo colorido no meio do barbante, gire os dois lados do barbante para torcer os dois lados. Depois puxe o fio pelas duas pontas para longe do disco. Ele irá girar tão rápido que as cores irão desaparecer e a criança só verá um círculo branco.

Assim, você poderá mostrar que a cor branca é a união de todas as cores. Esse experimento é chamado de disco de Newton.

Por que é importante ensinar brincando em casa?

Existem muitos benefícios em trazer as atividades de ciências para o ambiente familiar. Afinal, isso promove um momento de maior interação entre pais e filhos, estreitando laços e criando memórias afetivas e alegres.

Associar essas experiências com o aprendizado ajuda a criança a ver o estudo como uma parte positiva da rotina. Por isso, o lúdico é muito importante na Educação Infantil — as brincadeiras educativas são o primeiro passo para ter uma relação saudável com a aprendizagem.

Esse é um complemento importante para o trabalho da escola. A parceria entre os dois ambientes reforça hábitos e conhecimentos, já que a criança está em contato constante com eles em todos os lugares que mais frequentam.

Gostou das sugestões de atividades de ciências para Educação Infantil no ambiente familiar? Então saiba que a brincadeira não precisa parar por aí! Conheça também nosso material sobre 8 jogos e brincadeiras para ensinar matemática em casa. Assim, você pode sempre desenvolver as habilidades e conhecimentos dos seus filhos!

Aprender Em Casa: Atividades De Ciências Para Educação Infantil
Agende uma visita