Atividade de Educação Infantil para Ensinar Ciências em Casa

Atividade de Educação Infantil para Ensinar Ciências em Casa

Categoria: Artigos

Quando os pais apoiam a educação das crianças em casa, o processo de aprendizado é favorecido. O mais interessante é a possibilidade de propor uma atividade de educação infantil que, além de transmitir conhecimento, também diverte e colabora para o fortalecimento do vínculo entre pais e filhos.

Pensando nisso, nós listamos algumas atividades e experimentos de ciências para realizar em casa e aproveitar o tempo livre. Confira!

Atividade de educação infantil para ensinar brincando

Muitas crianças gostam de brincar de cientista e, por isso, chamá-las para participar de uma atividade de educação infantil que envolva a disciplina será garantia de diversão.

Enquanto vocês se divertem juntos, elas aprenderão fenômenos físicos e químicos, o que contribui para o desenvolvimento infantil e também para instigar o interesse pelo aprendizado.

Confira agora algumas brincadeiras para ensinar ciências em casa:

Mostre como os objetos se repelem

Você vai precisar de dois pratos de isopor e uma toalha.

Coloque os dois pratos em uma mesa virados para baixo. Em seguida, esfregue com a toalha a base de um dos pratos por cerca de 30 segundos.

Agora, peça para a criança tentar aproximar a base dos dois pratos. Ela perceberá que não será possível, pois os dois itens se repelem.

Assim é possível ensinar o conceito de eletrostática na prática. Todos os objetos são compostos por partículas negativas e positivas. Quando você passou a toalha no prato, ele perdeu elétrons (negativos) e, ao aproximá-lo a um objeto neutro (o outro prato), ele é repelido.

Construa uma bússola em casa

Para construir a bússola, você vai precisar de um imã, um copo de água cheio até a borda, uma agulha e papel alumínio.

Para começar, corte um quadrado de papel alumínio do tamanho da agulha e coloque-o para boiar dentro do copo de água. Feito isso, passe o imã na agulha diversas vezes consecutivas e no mesmo sentido. Depois, coloque-a em cima do papel alumínio, com delicadeza para não afundar. Em seguida, a agulha irá girar e apontar para o Norte.

Essa é opção de atividade de educação infantil para ensinar as direções aos pequenos.

O branco é a união de todas as cores

Para esta atividade, você irá precisar de papel sulfite, papelão, lápis, régua, tesoura, canetas coloridas, cola e um barbante.

Comece desenhando um círculo de 15 centímetros de diâmetro no papel e recorte-o. Com auxílio de uma régua, divida o círculo em seis partes iguais.

Pinte cada pedaço com as cores do arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e violeta.

Em seguida, corte um círculo no papelão da mesma proporção que o de papel e cole-o embaixo da sulfite. Faça dois furos pequenos no centro do círculo para passar o barbante, que deve ter cerca de 90 cm.

Após passar o barbante nos dois furos, amarre a extremidade. Com o círculo colorido no meio do barbante, gire os dois lados do barbante para torcer os dois lados. Depois puxe o fio dos dois lados para longe do disco. Ele irá girar tão rápido que as cores irão desaparecer e a criança só verá um círculo branco.

Assim, você poderá mostrar que a cor branca é a união de todas as cores. Esse experimento é chamado de disco de Newton.

Gostou das sugestões de atividade de educação infantil para ensinar ciências às crianças? Se você gosta de dicas como esta, siga acompanhando o blog do Colégio Koelle.

Agende uma visita