Ensino Fundamental II do Colégio Koelle

Categoria: Sem categoria

De acordo com os coordenadores do Ensino Fundamental II, Adriana Pizirani (6º e 7º anos) e Miguel Atênsia (8º e 9º anos), após o início do ensino híbrido, a qualidade do aprendizado e a saúde mental dos alunos melhoraram bastante, com os alunos inclusive solicitando mais dias de aula presencial. Nesse período, a escola manteve uma grande proximidade com as famílias, com acompanhamento psicológico.

Muitos dos problemas envolvendo questões emocionais que alguns alunos enfrentam têm relação com a falta de convivência com colegas da mesma idade. Além disso, alunos mais novos apresentam maior dificuldade com o ensino on-line. Interferem também questões particulares, como a falta de autocontrole e foco. Os alunos mais velhos já possuem maior autonomia e, em função disso, melhor aproveitamento no Ensino a Distância.

Um dos maiores desafios é oferecer acompanhamento para alunos que têm dificuldade de aprendizagem no ambiente on-line. Nas aulas presenciais, o professor tem mais controle sobre a classe e pode auxiliar diretamente os alunos. Já no sistema on-line, isso não é possível. De acordo com os coordenadores, o retorno das aulas presenciais, com o ensino híbrido, ajudou muito a minimizar esses problemas.

Na visão dos coordenadores, o ensino híbrido proporcionou aos alunos uma melhora significativa no rendimento escolar, contribuindo para o equilíbrio psicológico. Tudo isso fortaleceu muito e uniu ainda mais o grupo.

Para os alunos do 6º ano, que apresentam mais dificuldade, foi montado um grupo de orientação para ajudá-los na transição do Ensino Fundamental I para o Fundamental II. Foram realizados diagnósticos com os alunos para saber como a pandemia impactou cada um. Para auxiliar a lidar com questões emocionais dos alunos, os professores contam com uma formação com a professora da Unicamp Ana Aragão, que concedeu uma entrevista que poderá ser conferida adiante.

A característica marcante do Ensino Fundamental II, que é o sistema de avaliação por projetos e o incentivo à iniciação científica, continua contando com o auxílio dos recursos tecnológicos. E a cada ano os alunos estão mais animados.