IMG 6257 copy scaled

Yoga para crianças: saúde e bem-estar

Categoria: Artigos

Yoga é uma disciplina muito antiga que propicia bem-estar e saúde através da consciência corporal, da respiração, do equilíbrio, da força e da flexibilidade tanto do corpo quanto da mente.

Qual a importância do yoga para crianças

O yoga para crianças serve para que todas essas habilidades sejam amplamente aplicadas, reconhecidas e jamais esquecidas. Para isso, o ambiente escolar é um local muito propício, já que é onde muitas crianças passam a maior parte do dia, possibilitando a convivência com os coleguinhas e facilitando o relacionamento interpessoal.

Cada vez mais cedo, as crianças têm mais responsabilidades e menos tempo, tranquilidade e espaço para brincar, correr, realizar movimentos amplos que lhes permitam reconhecer os limites e as possibilidades do próprio corpo. Com isso, as habilidades colaborativas, de empatia e resiliência vão ficando em segundo plano, e muitas vezes elas não sabem lidar com seus sentimentos e emoções. O yoga para crianças vem para resgatar essas e outras habilidades.

Yoga na educação

Na educação, o yoga é apresentado em atividades específicas para as fases motoras de cada ano escolar, em aulas lúdicas, que exploram movimentos, sons, músicas, histórias e muita respiração. As práticas ajudam os
alunos no desenvolvimento psicomotor e de suas habilidades sócio-emocionais, tão prezadas nos dias de hoje. Eles aprendem brincando, rindo, se divertindo bastante e levam esse aprendizado para fora da sala de aula, muitas vezes ensinando pais e irmãos em casa!

Muitos são os benefícios da prática de yoga, entre eles:

• minimizar e, em alguns casos, neutralizar comportamento violento que vem de um sentimento de inadequação;
  •  reduzir o déficit de atenção e a hiperatividade;
  • diminuir faltas e suspensões;
  • melhorar a concentração, a memória e a criatividade;
  • o aproveitamento escolar é melhorado, em todos os sentidos;
  • aumentam os relacionamentos interpessoal, intrapessoal e com o meio ambiente;
  • formar uma criança saudável fisicamente e emocionalmente.

Ao trabalharmos o yoga para crianças, na Educação Infantil e Ensino Fundamental I do K+ Período Integral, estimulamos os alunos a aprender, a conhecer, a ser e a conviver. Assim a caminhada fica mais leve, saudável e tranquila no presente e na construção de um futuro brilhante que eles terão pela frente.

Este artigo foi escrito pela professora de Yoga do K+ Período Integral, Marina Godoy.