Psicomotricidade na Educação Infantil: O Que É?

Categoria: Sem categoria

A psicomotricidade é uma área da educação que busca integrar o corpo e a mente das crianças, a fim de estimular seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social. Na Educação Infantil, ela aparece como uma ferramenta muito importante para auxiliar no processo de aprendizagem e na formação de habilidades fundamentais para os pequenos.

O que é psicomotricidade?

Mas afinal, o que é psicomotricidade? Basicamente, é a relação entre os processos cognitivos e o movimento corporal. Ou seja, trata-se de uma abordagem que busca trabalhar o desenvolvimento da criança por meio de atividades que envolvam o corpo e a mente.

Como aplicar a psicomotricidade na Educação Infantil?

Na Educação Infantil, a psicomotricidade é aplicada por meio de jogos, brincadeiras e atividades que estimulem a coordenação motora, a percepção sensorial, a lateralidade e outras habilidades importantes para o desenvolvimento da criança.

Isso pode ser feito em atividades como:

• desenho e pintura;
  • brincadeiras com argila;
  • jogos de equilíbrio;
  • dança;
  • aulas de música;
  • pular corda;
  • atividades na natureza;
  • jogo da memória;
  • brincadeiras com bola.

O objetivo da psicomotricidade é contribuir para o desenvolvimento global da criança, proporcionando-lhe uma maior autonomia e autoconfiança, além de ajudá-la a compreender melhor o mundo ao seu redor.