Pedro Henrique de Siqueira Guimarães

Entrevista com o aluno Pedro Guimarães

Categoria: Educação Entrevistas

O Kara do Koelle entrevistou o ex-aluno Pedro Henrique de Siqueira Guimarães, formando de 2018. Pedro, filho e neto de ex-alunos do Koelle, estudou em nossa escola desde o Maternal.

KK: O que representou para você estudar no Koelle desde o início de sua formação?

Pedro: Como o Colégio foi minha única escola durante toda a minha vida, ele foi como uma segunda casa para mim, e as pessoas que aqui conheci são como uma família. Meu avô e meus pais também estudaram aqui, e isso reforça ainda mais meus laços familiares com o Colégio. Além disso, é muito gratificante olhar para trás e ver minha evolução, tudo o que conquistei no Koelle e com o Koelle. Desde amizades até boas notas, todas as minhas conquistas aconteceram enquanto estudei aqui.

KK: Como você conseguiu obter um desempenho brilhante nos estudos, ao mesmo tempo que teve participação ativa em competições estudantis?

Pedro: Creio que muitos fatores contribuíram para meu bom desempenho. Por exemplo, o incentivo dos meus pais, o hábito de rotina de estudos que tenho desde cedo, entre outras coisas. Além disso, aprendi muito nas competições estudantis que também contribuem para o desempenho, como aprender a trabalhar sob pressão, gestão de tempo, tarefas, etc.

KK: De que maneira a sua participação na robótica teve uma influência na sua vida?

Pedro: Participar da Koelle Pandas, a equipe de robótica, e da Synergy, a equipe que participa do Desafio Nacional Acadêmico (DNA), foi uma das melhores coisas que aconteceram na minha vida. A influência de cada uma delas foi extremamente positiva para mim, algo que levarei para toda a vida. Em ambas, aprendi muito bem a trabalhar em equipe. Na Koelle Pandas, aprendi a usar a tecnologia para fazer o bem à sociedade, além de ter participado de dois campeonatos mundiais de robótica, um na Espanha e outro nos EUA. Na Synergy, eu e meus amigos sempre obtivemos resultados incríveis, como um oitavo lugar nacional no DNA em 2018. Entretanto, o prêmio mais valioso que ganhei fazendo parte de ambas as equipes foram as amizades que fiz, as quais sei que estarão ao meu lado para o resto de minha vida.

KK: Qual foi o seu momento mais marcante no Koelle?

Pedro: São muitos, distribuídos ao longo de muito tempo. Porém, houve um período muito marcante para mim no Koelle: o ano de 2016. Nesse ano, participei de meu primeiro campeonato mundial com a Koelle Pandas; foi meu primeiro ano com colegas mais velhos na Synergy e foi meu primeiro ano de Ensino Médio. Foi um período no qual os desafios que encontrei passaram a ser mais intensos e, consequentemente, criei maior responsabilidade. Foi um ano incrível, principalmente porque tudo que conquistei durante 2016 foi ao lado dos meus melhores amigos.

KK: Deixe uma mensagem para os alunos que estão iniciando sua trajetória no Koelle.

Pedro: O futuro que os aguarda é incrível. Os anos que vocês têm pela frente serão os melhores anos de suas vidas, assim como os meus foram. Durante esse tempo, vocês farão as melhores amizades e terão as melhores experiências. Certamente, à medida que o tempo passar, vocês encontrarão desafios, mas eles servem para deixar vocês mais fortes e mais preparados. Tudo de melhor que aconteceu em minha vida foi enquanto estudei no Koelle, que é, sem dúvida, o meu lugar favorito nesse planeta. Por isso, desejo que vocês aproveitem ao máximo esse período, pois passa muito rápido. Espero que quando chegarem ao final da trajetória vocês sintam o que eu sinto agora: um pouco de tristeza por ter acabado, mas muita gratidão por ter acontecido e, principalmente, uma excelente sensação de dever cumprido. Aproveitem!