Apresentações dos grupos de teatro

Categoria: Atividades Cultura Educação Eventos

Sob orientação do professor Miguel Atênsia, os grupos de teatro dos Ensinos Fundamental II e Médio apresentaram ao público as peças, resultado de muita dedicação e preparo no decorrer do ano de 2018 na disciplina optativa teatro.

O Clube dos cinco8º e 9º anos

A peça é uma adaptação do filme com mesmo nome, de 1985, escrito e dirigido por John Hughes. A trama tem como personagens cinco adolescentes que ficam de castigo um sábado todo na escola. Eles não se conhecem bem e se relacionam a partir dos estereótipos e preconceitos formados pelo convívio superficial no cotidiano da escola. Uma vez que estão forçados a passar tanto tempo juntos, vão pouco a pouco enxergando um ao outro e compreendendo as histórias por trás de cada pessoa. A montagem surge da vontade de fazer algo próximo da realidade e das questões mais urgentes na vida dos alunos/atores. Do sentimento compartilhado de que não conhecemos realmente as pessoas do nosso dia a dia e, ao mesmo tempo, não nos sentimos enxergados.

Os PamonhasGrupo de Palhaços do Ensino Médio

O projeto de teatro do Ensino Médio em 2018 nasceu da vontade de sair da escola, encontrar diferentes públicos, conhecer outras realidades, deixando a peça amadurecer junto com a plateia. A ideia da dinâmica era: ensaiar – sair para encontrar o público – voltar enriquecido para a sala de ensaio.

Foram cinco números clássicos de palhaços, interpretados por todos os alunos do grupo. A cada apresentação havia uma nova formação e uma nova surpresa. O grupo visitou um asilo, escolas públicas, uma paróquia em um evento do Dia das Crianças, a ADERC, e finalizou os encontros em uma apresentação para as crianças do Colégio Koelle. O grupo se propôs a levar alegria para onde foi e acabou aprendendo muito com o humor do palhaço, que faz rir de crianças pequenas a idosos e une a nós todos como em um grande abraço.

Um documentário está sendo realizado para registrar essa incrível experiência.