Captura de Tela 2021 12 20 as 11.10.32

Entrevista com estudante Isabela

Categoria: Entrevistas Social

Entrevista realizada pela aluna Maria Eduarda Sereia, da equipe Kara do Koelle, 2º Semestre 2021.

Com o intuito de exemplificar o tema “Cidadania Jovem”, convidamos a estudante Isabela que faz parte da Câmara Jovem, da cidade de Araras. Na entrevista, Isabela conta sua experiência ao ingressar na política e também ressalta a importância do engajamento do jovem na política para que candidatos honestos e competentes sejam escolhidos.

A primeira pergunta que nós temos para você é: qual a sua função dentro da Câmara Jovem e como você foi escolhida?

Isabela: Eu sou vereadora da Câmara Jovem, que é basicamente a câmara que toda cidade tem, porém, na minha cidade, assim como em outras, tem a parte dos jovens, para representar as ideias dos jovens e também dar oportunidade de ingressar na política. O papel do vereador é representar atender às necessidades da população, então, como qualquer vereador, eu posso fazer moções, indicações ou projetos de leis, tudo isso para representar melhor a população. Eu fui eleita pelo meu colégio por meio de uma eleição interna, com 3 meninas representando o colégio dentro da Câmara.

De onde surgiu sua curiosidade e vontade de participar da política?

Isabela: Na verdade, eu fiquei muito apreensiva no início, porque eu nunca fui muito ligada na política, não sabia como ia ser. Mas, ao mesmo tempo, eu fiquei bem empolgada, por ser uma oportunidade de conhecer o meio, e em todos os projetos que acontecem eu gosto de participar. Esse  era bem diferente e por isso topei . Está sendo uma experiência que tem me ensinado muito.

Para você, qual a importância do jovem estar nessa posição de inclusão na política?

Isabela: Eu acredito que tudo no nosso país é decidido pela política, a questão de investimentos, os projetos, e se não estamos engajados na política, não iremos entender nada sobre isso e não teremos a capacidade de eleger as melhores pessoas para estar representando nossas ideias. Se nós afastamos disso, acabamos por não saber quem escolher. Se queremos um mundo melhor, temos que saber colocar as pessoas certas para conseguir isso.

Na sua visão, por que ainda existe muita apreensão da parte dos jovens em se engajar nesse movimento?

Isabela: Eu acho que existe muito essa dificuldade, inclusive eu era muito assim, foi esse projeto que fez eu ficar participativa. Eu digo por mim, desde pequena eu ouço muito “ah, mas você nem vota, você não precisa saber dessas coisas” e são tantas notícias, tantos partidos, tantas confusões nesse meio que você acaba querendo deixar pra lá e não se interessar. Por tudo que eu respondi na pergunta anterior, é muito importante se interessar. Na verdade, nem é tão difícil assim, as pessoas é que acabam nos afastando e não incentivando, mas projetos como esse ajudam muito,.pois acabam, além de tudo, incentivando outros jovens a participar.

Sobre quais tipos de projetos vocês conversam e o que sugerem?

Isabela: Projetos de lei são mais difíceis de elaborar. O mais comum são as indicações, como por exemplo o conserto de alguma lâmpada, sinalização de lombada. Esse tipo de indicação a gente entra com pedido para que seja resolvido e atenda a população. Os projetos de lei são mais elaborados, passam por muitas votações e muitos ofícios antes de entrar em vigor. Na Câmara Jovem somos 12 estudantes e cada um tem a sua ideologia e a “bandeira” que cada um levanta. Eu sou muito engajada na causa animal, então tenho um projeto de lei relacionado a isso.

Assim como em algumas cidades, aqui na cidade de Rio Claro já aconteceu esse projeto, porém, por conta da pandemia foi necessário dar uma pausa. O colégio vai entrar em contato com a prefeitura para saber sobre as expectativas de volta do mesmo, por ser um projeto importante. E agora gostaríamos de saber qual o recado da Isabela para os jovens que estão interessados em participar de alguma forma da política.

Isabela: Primeiramente, gostaria de agradecer a oportunidade de estar aqui. Gostaria de falar para os jovens se engajar na política, estudar sobre, porque daqui a pouco nós vamos votar, e mesmo que você não queira seguir uma carreira política, estamos em uma sociedade, e temos mais que um direito,  também é nosso dever entender como ela funciona e participar de alguma maneira. Se você tiver oportunidade de participar de projetos como esse, participe. Na minha experiência, está sendo muito legal, eu fiz muitas amizades e venho aprendendo muito, inclusive coisas além da política. Se alguém tiver alguma dúvida quanto ao projeto, pode entrar em contato com o colégio que eles fazem essa mediação.