Educação Infantil do Colégio Koelle

Categoria: Sem categoria

Durante a entrevista com a coordenadora Alexandra Carnevale, discutimos sobre as principais mudanças ocorridas nesse cenário de pandemia na Educação Infantil, pois a rotina dos pequenos mudou drasticamente neste período de pandemia. Começando com a questão dos protocolos, que por serem crianças muito pequenas, seria muito mais difícil trabalhar esse ponto com elas. As professoras optaram por um método mais visual de orientação, espalhando papéis e marcações de distanciamento por toda a área frequentada pela Educação Infantil, o que facilitou bastante o entendimento por parte delas.

Além disso, a escola limitou o contato entre as turmas utilizando o método de “bolhas”, com as crianças tendo acesso somente aos colegas da mesma classe. Outra limitação deu-se em relação aos brinquedos de sala, como os de pelúcia e cartas de jogos. Foram mantidos somente os que possibilitaram a higienização com álcool. Até os livros sofreram com o processo de quarentena. As crianças levam o livro para casa e quando terminam a leitura trazem de volta para a escola, deixando-o isolado por algumas semanas, podendo ser levado por outra criança só após a higienização do mesmo.

O grande desafio da Educação Infantil até agora tem sido o contato físico entre os colegas. Para eles, é muito difícil assimilar toda essa situação e a escola tem feito tudo o que pode para que não haja muitos efeitos colaterais, de natureza psicológica. “É muito difícil pra gente… Sempre acontece de alguma criança pedir para me dar um abraço e eu ter que negar isso para ela”, completa a coordenadora.

Algumas atividades continuam sendo praticadas em sala, tendo um maior controle quanto ao uso de materiais, mas a maior parte das atividades com as crianças tem sido realizada ao ar livre. Acreditamos que os resultados têm sido muito positivos e não houve nenhum problema quanto ao cumprimento dos protocolos por parte das crianças.

Feriados comemorativos, que deveriam ocorrer neste primeiro semestre, também tiveram que ser adaptados. A Páscoa, por exemplo, que é uma data bem marcante para elas, teve como atração uma grande caça aos ovos, realizada no campo. As crianças ficaram muito felizes com a atividade. Outra data comemorada foi o Dia da Família, que sempre foi um evento muito tradicional para todos, neste ano teve o formato on-line, através de oficinas com as famílias.

A coordenadora afirma que a maior consequência negativa da pandemia foi o desenvolvimento social das crianças. Atividades como resolução de conflitos, atenção direcionada, tempo de espera, lugar de fala, entre outras, não foram muito bem trabalhadas como deveriam. Por isso, as professoras estão investindo bastante nesses aspectos este ano, sendo observado um significativo retorno por parte dos alunos já neste primeiro semestre.

Portanto, o retorno 100% presencial e diário para a Educação Infantil foi de extrema importância e motivo de bastante alegria, tanto para as crianças quanto para as famílias e o corpo docente. Houve certo receio por parte da escola de como seria no início, mas, para a surpresa de todos, não houve nenhum problema. Funcionou da melhor maneira.