A transição do modelo presencial para os ambientes virtuais de educação a distância, imposta pela pandemia mundial do coronavírus, promoveu uma enorme discussão no meio educacional. Os especialistas estudam a fundo os termos e modelos pedagógicos adequados para descrever o projeto implementado em cada escola.
A Educação a Distância (EAD) é um modelo estabelecido e pesquisado há décadas. Um programa com excelência, resulta de um cuidadoso planejamento instrucional, que identifica os conteúdos que devem ser abordados. Utiliza-se sistematicamente de táticas específicas de aprendizagem, considerando o tipo de estudante, os dispositivos disponíveis e o ambiente virtual de aprendizagem. Oferece também intenso suporte a toda comunidade escolar, contando com uma equipe de apoio (TI/TE), com profissionais especializados.
A mudança do ensino presencial para o virtual requer muita flexibilidade. A habilidade de acompanhar o processo de aprendizagem é limitada e expectativas de controle sobre as ações dos alunos, como assistir a uma aula exatamente no horário combinado, são desafiadoras.
Os 4 pilares de flexibilidade da educação a distância são:
Tempo: a aprendizagem virtual permite aos estudantes acessar e completar suas atividade escolares no seu próprio ritmo.
Acessibilidade: é necessário considerar os elementos limitantes desta abordagem como internet, dispositivos tecnológicos, plataformas e aplicativos necessários para realizar as atividades, e fornecer ao aluno diversas formas de acessar o mesmo material ou a mesma atividade.
Diversidade: a maneira tradicional pela qual os alunos comprovam o seu aprendizado é por meio de textos escritos, como provas. No ambiente virtual, há uma multiplicidade de formas para o aluno comprovar a realização da tarefa solicitada (fotos, vídeos, áudios).
Planejamento: o aprendizado virtual deve ser planejado de forma mais fragmentada que a aula presencial. Uma sequência de aulas curtas, com estrutura simples e instruções claras do que deve ser feito em cada atividade trarão segurança para famílias e alunos, além de poderem ser finalizadas com facilidade e dentro do prazo previsto pelo professor.
Quer saber como o Colégio Koelle atuou para manter o processo de aprendizagem dos alunos durante a pandemia do coronavírus? Clique aqui e conheça o Projeto KAD – Koelle a Distância.
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