conheca a importancia dos jogos e brincadeiras no ensino fundamental i

Conheça a Importância dos Jogos e Brincadeiras no Ensino Fundamental I

Categoria: Artigos

Muito se fala sobre a importância dos jogos e brincadeiras no Ensino Fundamental I, especialmente nas séries iniciais. Mas, você realmente entende por que essa prática é tão relevante para o aprendizado das crianças? Acompanhe o artigo e entenda!

Afinal, qual a importância dos jogos e brincadeiras no Ensino Fundamental?

As brincadeiras lúdicas contribuem para o desenvolvimento infantil de forma integral, influenciando nos campos cognitivos, emocionais e psicomotores. Contribui até mesmo no aspecto físico e também favorece a habilidade de comunicação.

Segundos estudos do psicológico Lev Vygotsky, o ato de brincar cria zonas de desenvolvimento proximal, que contribui para a aprendizagem infantil, especialmente no que diz respeito ao amadurecimento e capacidade de resolução de problemas.

Isso é possível por que ao brincar, a criança tem comportamentos e ações que vão além da sua idade e realidade, o que contribui para criar novas experiências e modos de pensar.

Para explicar melhor a importância dos jogos e brincadeiras no Ensino Fundamental, podemos destacar os benefícios dessa prática, além dos pontos que já destacamos. Alguns exemplos são:

• favorece o autoconhecimento;
  • estimula competências e habilidades;
  • melhora a concentração e atenção;
  • estimula a criatividade;
  • ajuda no entendimento da importância de regras e limites;
  • contribui para o desenvolvimento de laços afetivos;
  • promove a interação e o compartilhamento.

Portanto, o ato de brincar ajuda a criança a se estruturar como sujeito da emoção, da razão e da relação. Por essa razão, é tão importante para o aprendizado.

Como ensinar com jogos e brincadeiras?

Os pais podem — e devem — recorrer a essa prática para apoiar o ensino em casa. Atualmente, é possível encontrar diversos jogos e brincadeiras lúdicas que proporcionam um ensino didático, enquanto há divertimento e descontração.

Alguns exemplos de atividades que podem ser aplicadas em casa são: jogos de tabuleiros, quebra-cabeça, brincadeiras de faz de conta, construção de brinquedos, experiências para ensinar ciências e muito mais.

Além disso, também é possível contar com o apoio das tecnologias, já que há diversos aplicativos disponíveis na internet que oferecem jogos educativos. Para te ajudar a encontrar algumas opções, a App Store e o Google Play permitem filtrar os aplicativos por categoria. Basta acessar a aba “Educação” ou “Jogos Educativos”.

Mas, atenção! O desenvolvimento da criança ocorre por meio da parceria entre a família e a escola. Por isso, vale redobrar os cuidados ao escolher onde matricular seu filho.

No Colégio Koelle, nós compreendemos a importância dos jogos e brincadeiras no Ensino Fundamental. Por essa razão, além de proporcionar uma formação holística em sala de aula, que são apoiadas pelo ato de brincar, também oferecemos atividades extraclasse.

Excursões, brinquedoteca, educação física, xadrez, natação e futebol são algumas das atividades para esta fase de aprendizado.

Ainda contamos com o K+ Período Integral, em que os alunos podem realizar diversas atividades após o ensino regular, como circo, yoga, capoeira, artes, culinária, entre outros.

Acesse o site do Colégio Koelle para conhecer mais sobre nosso trabalho!

Receba dicas exclusivas para criar uma rotina de estudos em casa para melhorar o desempenho do seu filho

Conheça a Importância dos Jogos e Brincadeiras no Ensino Fundamental I