Visita à Fazenda Casa do Pinhal

Categoria: Ambiente Cultura Educação

Os alunos dos 4ºs anos realizaram excursões para a Fazenda Casa do Pinhal, localizada em São Carlos, entre os dias 16 e 19 de outubro.

Tombada pelo CONDEPHAT em 1981 e declarada Patrimônio Histórico e Artístico do IPHAN em 1987, a história da fazenda tem início no ano de 1780, quando Carlos Bartholomeu de Arruda, avô do futuro Conde do Pinhal, e seu filho, Manoel Joaquim Pinto de Arruda, adquiriram terras por meio de cartas de sesmaria na região dos Campos de Araraquara. A ocupação das terras ocorreu com Carlos José Botelho, um dos filhos de Carlos Bartholomeu e herdeiro de porção de terras. Foi ele quem deu início às atividades econômicas, com a plantação de cana de açúcar, criação de gado e, posteriormente, na década de 1840, plantação de café.

As visitas monitoradas, limitadas a grupos de até 30 pessoas, proporcionaram aos alunos a vivência de conteúdos abordados em sala de aula sobre o cultivo do café. A visita propiciou inúmeras descobertas e importantes reflexões sob os pontos de vista histórico, social e cultural, além de reforçar a importância da preservação e da valorização da memória coletiva.