koelle pandas robótica 3

Torneio de Robótica FLL 2018

Categoria: Educação Eventos Tecnologia

A equipe Koelle Pandas participou nos dias 23 e 24 de fevereiro, em Indaiatuba, da etapa estadual do torneio de robótica da First Lego League (FLL). Entre as 48 equipes participantes, os Pandas obtiveram a 2ª colocação geral, “Champion’s Award”, além das 1ªs colocações nas categorias “Desafio do Robô” e “Desempenho do Robô”. Todos os anos a FLL apresenta um tema, a partir do qual as equipes devem elaborar um projeto de pesquisa que tenha aplicabilidade a fim de melhorar o bem-estar da população. O tema da temporada 2018 é Hydrodynamics, e as equipes se mobilizaram para encontrar soluções para economizar água.

Os alunos Gustavo Barbosa Sanchez, José Victor de Lima Cagini, Leonardo Matos Vilalobos, Livia Maria Schio e Ricardo Granado Jábali perceberam, durante a pesquisa, que cerca de 38.560 litros de água referentes à descarga são gastos todas as manhãs no Colégio Koelle. Visando à economia, desenvolveram um bactericida à base de álcool e cravo, que proporciona a neutralização do odor da urina causado pela amônia, tornando desnecessário o acionamento da válvula por um período de 8 horas, o que pode representar uma economia de até 96% no consumo de água das descargas.

Parabenizamos os alunos e os professores orientadores, Caroline Florindo e Sergio Barbosa, pelo resultado.