SEMANA CULTURAL 33

Semana Cultural Theodor Kölle

Categoria: Cultura Educação

Na semana de 28 de agosto a 1º de setembro, os alunos dos 5ºs anos, acompanhados de suas professoras, participaram da “Semana Cultural Theodor Kölle”.

Em visita à Fazenda Santa Maria do Monjolinho, aprenderam mais sobre a importância da produção cafeeira para o desenvolvimento regional e nacional, bem como o processo de beneficiamento do café. Conheceram uma senzala e uma colônia de imigrantes e o grande sobrado, no qual os objetos e expressões do Patrimônio Cultural e Histórico são o ponto de partida para o conhecimento.

Na Fazenda Ibicaba,  conheceram  a história da fazenda e seu papel nos processos de abolição da escravatura, da imigração europeia e  industrialização do país.

Em visita à Colônia Tirolesa do Bairro Santa Olímpia, entraram em contato com a história do bairro visitando os monumentos e realizando passeio de trenzinho pelas atrações culturais  e naturais de Santa Olímpia.

No Museu Theodor Kölle, aprenderam um pouco mais sobre a vida da personagem central e a importância de se preservar a história através de objetos, imagens e documentos.

Foi uma semana especial, voltada para o enriquecimento da aprendizagem dos alunos sobre a história do Colégio Koelle e os estudos relacionados à escravidão e imigração em nossa região, abordados nas aulas de história.