Maria fernanda pensado

Homenagem à professora Maria Fernanda Pensado

Categoria: Educação

A professora Maria Fernanda Pensado, carinhosamente conhecida como MF, fez parte do nosso corpo docente desde o ano de 2002 e era responsável pela disciplina de história no Ensino Fundamental II. Neste ano, lecionava para as turmas dos 8º e 9º anos somente na modalidade remota.

No dia 10 de maio de 2021, a professora Maria Fernanda não resistiu a complicações decorrentes da COVID-19 e faleceu.

MF era uma professora muito dedicada e apaixonada pela Educação, que sempre procurou desenvolver em seus alunos um olhar crítico para o mundo em que vivemos.

O Colégio Koelle recebeu, por meio de suas redes sociais, centenas de mensagens de pesar sobre a sua partida, o que evidenciou ainda mais o carinho que alunos e ex-alunos tinham por ela.

A equipe do Kara do Koelle convidou a comunidade escolar a enviar homenagens à professora MF, que podem ser conferidas abaixo.

Clique aqui e assista ao vídeo feito pelos alunos do 9º ano em homenagem à MF.

Mulher forte e guerreira
Admirada por todos
Ria sempre com seus alunos
Inteligência era a sua marca

Atenciosa e dedicada
Fortaleza em sua família
Energia nunca lhe faltava
Raramente desanimava
Nunca desistia dos objetivos

Agradável era a sua companhia
No nosso grupo será sempre lembrada
Deixou-nos muito cedo
A sua história não será esquecida

Adriana Maria Pizirani Coordenadora Pedagógica

Tem coisas que são inexplicáveis, e essa é uma delas… A Maria Fernanda era uma das pessoas mais sábias e inteligentes que eu conheci, sempre preocupada em além de aplicar a matéria necessária, nos passar conhecimento e sabedoria, pois ela acreditava em um futuro melhor! Tenho certeza de que ela está olhando por nós.. E que cumpriu sua missão aqui na terra, alegrando tantas pessoas com seu jeitinho bravo, e um coração gigante!! Descanse em paz MF, e tenha certeza de que aqui, você é e será eterna em nossos corações. 🖤

Carina Leite Machado – 2ºB EM

Era a primeira prova que eu tinha feito da MF e nós iríamos receber a prova naquele dia. Estava muito nervosa porque nunca gostei muito de história. Quando fui perguntar minha nota para ela, me disse que eu tinha ido muito mal, foi aí que entrei em pânico! Quando ela me entregou a prova eu tinha tirado 10! Fiquei muito feliz porque era meu primeiro 10 de história na vida. Sou muito grata por ter sido a MF a me “dar” esse 10 e principalmente por ter tido ela como professora.🖤

Júlia Trovó – 8ºA

Só tenho a agradecer os mais de dez anos de convivência com a Fernanda.
Conversávamos sobre vários assuntos, até pela afinidade das áreas correlatas. Mas me lembro muito agora das excelentes indicações de filmes que ela me dava. A primeira que me vem à cabeça agora é do filme Capitão Fantástico, que ela tinha visto no cinema em São Paulo. Me contou com um brilho nos olhos tamanho que eu procurei e assisti na mesma semana. O filme era de arrepiar mesmo!
Um outro episódio que marca muito a memória que tenho dela, e que me fez ver a relação que ela construía com os alunos, foi quando eu e ela acompanhamos uma excursão dos sextos anos para o sítio da escola, já há vários anos atrás. Lembro que as três turmas estavam juntas na sala do cursinho, quando chegamos pra dar os recados e organizar a entrada no ônibus. Entramos na sala e os alunos começaram a gritar em coro: “MF – MF – MF”, empolgadíssimos e batendo as mãos nas carteiras. Poucas vezes na vida vi tamanha empolgação de alunos com algum professor ou professora!
Obrigado Fer! Você continuará em nossa memória sempre!

Luiz Nelson – Professor

A MF sempre foi uma pessoa apaixonada pela história, dava pra ver pelo seu olhar que gostava da profissão que exercia. Mesmo que eu tenha visto ela no máximo 7 vezes, e não tinha muito contato, a respeitava muito! O jeito de falar, os slides, a letra…lembro de tudo isso! MF, você é a história! Obrigada por tanto!

Maria Eduarda Garcia – 8ºA

A ultima vez que eu falei com a MF foi na optativa de atualidades. Pouco antes de acabar, eu perguntei pra ela: “Mf, a vida tem algum sentido?” e ela respondeu “Não, a gente que coloca um sentido nela” logo depois a aula acabou. Sempre vou lembrar disso.

Luiz Felipe Leuzzi de Bessa Gomes – 8ºC

A professora MF, sem dúvidas, foi uma ótima professora, que sempre buscou levar para todos os alunos uma visão crítica do mundo. Sempre muito educada e inteligente, com seus ensinamentos e sua incrível paixão em dar aulas, a querida MF deixou um legado que jamais será esquecido. Foi um prazer ter conhecido ela e mais ainda ter tido a oportunidade de tê-la como professora. Deixo aqui, minha eterna gratidão a professora Maria Fernanda.

Mariana Copriva – 3°A EM

MF foi a primeira pessoa que me recebeu quando da minha chegada ao Koelle, em 2014. Extremamente educada, receptiva e culta, passou-me tranquilidade para iniciar o trabalho no colégio.
Outro fato marcante é que, após as aulas, na Sala dos Professores, debatíamos questões sociais e políticas, ocasião em que a MF passava toda a sua vivência, o seu profundo conhecimento e o seu vasto entendimento da realidade. Devo muito à MF!!! Perdemos muito com a sua repentina partida. Esteja onde estiver, cumpriu com brilhantismo a sua missão terrena. Um grande ser humano, que deveras fizera a diferença na vida de muitos que tiveram o privilégio de conviver com ela.

Denis Eduardo Bianconi – Professor

A MF sempre foi uma pessoa muito especial para mim desde os meus 7 anos de idade. Eu me lembro que uma das minhas coisas favoritas em viagem era passar horas escolhendo um presente para dar para ela, e assim que chegava na escola eu ficava mais feliz ainda de ver o enorme sorriso em seu rosto.Essa professora não só me marcou mas sim todos que já passaram pelo o Colégio Koelle e tenho a absoluta certeza que as histórias dela e o seu jeito incrível de explicar a matéria ainda vai ser relembrado por vários anos pois ela construiu o caráter de pessoas extraordinárias. A MF não era apenas uma professora, ela era uma pessoa mágica que conseguia encantar a todos de uma forma cativante.

Laura Oliveira Joaquim – 8ºC

MF… Mal consigo colocar em palavras o que esse nome significa. Para nós, você foi muito mais do que apenas uma professora, você não dava apenas aula de história, você era >A< história. Fazendo jus a sua matéria, você pregou em nossos corações seu livro, seu conhecimento e sua alegria ao educar. Agora tenho certeza que você está ensinando os anjinhos, os alegrando com sua risada, assim como sempre fez conosco. Você fez história MF, e nos ajudou a começar a nossa.

Clique aqui para ver o vídeo feito pela Laura em homenagem

Laura Ribeiro – 8°C

Maria Fernanda era uma pessoa muita culta! Ela amava cinema, exposições ou qualquer programa que envolvesse arte. Muito interessante foram nossos diversos encontros em São Paulo sem se quer marcamos ou comentarmos que iriamos para lá. Largo de São Bento, Museu de Arte Sacra, Pinacoteca, Salão de Artes do Banco do Brasil, etc.. e por ali rolava um papo gostoso e divertido. Saudades!

Rosângela Velasco – Coordenadora Administrativa

Minhas palavras não bastam para expressar a minha gratidão por você! Obrigada por todos os ensinamentos, todas as nossas conversas e pelo apoio de sempre! Você foi uma das minha melhores professoras e eu só tenho a te agradecer por tudo. Pode ter certeza que a sua história vai ficar marcada para sempre nas nossas vidas! Te admiro demais como pessoa, professora e amiga, amo você MF ❤

Carol Peruchi – 3°C EM

Escrever essa homenagem é uma grande responsabilidade para mim, pois sinto que nenhum texto seja suficientemente pra expressar o quanto a MF era uma pessoa maravilhosa e de extrema admiração. É com os olhos cheios de lágrimas que venho contar um pouco sobre ela. A MF era uma das pessoas mais incríveis que eu já tive o prazer de conhecer, com um coração enorme e muita bondade e conhecimento para dividir. Ela colocava paixão em cada coisa que fazia pelos alunos, era nítido todo o amor que ela tinha pelo trabalho. A MF não foi apenas uma professora, mas sim uma amiga, daquelas que só de ver um sorriso já surgia no rosto espontaneamente.
Que saudades. Que saudades de encontrar ela nos corredores da escola, parar para conversar e dar muitas boas risadas juntas. Que saudades da presença dessa mulher que eu tanto admiro. Que saudades. A saudades é eterna, assim como o meu amor e respeito pela mesma! Descansa em paz, como você merece, minha prof best maravilha (apelido carinhoso que eu e ela temos).💛

Catharina da Cruz – 3°B EM

A MF foi a professora que mais me ajudou na passagem entre minha antiga escola e o Colégio Koelle. Me ofereceu ajuda, falou que ia dar certo e me explicou como a escola funcionava. Devo toda a minha adaptação à incrível professora que ela era e sentirei muita falta de encontrá-la nos corredores para contar como estou lidando com as novas fases da minha vida… Descanse em paz, eterna MF!

Maria Eduarda Alves – 3°B EM

Querida MF, obrigada pelos bons momentos que passamos juntas. Você foi e ainda é uma professora e pessoa incrível. Digo “é” pois, aqueles que amamos nunca nos deixam realmente, eles sempre estão guardados dentro de nós, no mais profundo de nossos corações. Um dia nos encontraremos novamente, tenho certeza.

Ana Claudia Ricco – Professora

Tive aulas com a MF desde meu sexto ano, que foi um ano de mudanças, pois fazia parte da turma da tarde e nunca havia ficado em um lugar com tantos alunos. De início, gostava da maioria das matérias, menos algumas exceções, como história. Comecei as aulas com a MF, e história se tornou uma de minhas matérias favorita. A maneira com que ela explicava, o jeito que se relacionava com a classe, as conversas que surgiam em meio a algum tema que sempre entretiam a classe. Essas coisas eram muito boas e ajudavam tanto com melhor compreensão da matéria, quanto com a relação entre alunos e professora. No final do sétimo ano, estávamos tristes, pois as aulas com ela parariam, mas por sorte, suas aulas foram transferidas para os oitavos e nonos, o que foi muito feliz para mim. Quando iniciou a pandemia, as aulas de história continuaram com as mesmas características da escola, e a MF sempre tentava melhorá-las, pedindo feedbacks sobre as tarefas que passava, entre outras coisas. Mas foi um choque quando soubemos que ela estava internada, com a COVID-19. Ficamos entristecidos, pois uma professora muito querida como a MF estava passando por momentos difíceis, sempre rezando e pedindo por melhoras. Mas infelizmente, ela não resistiu e acabou partindo. Toda a escola ficou triste, foi um dia muito difícil. Ela será sempre lembrada como uma professora excelente, inteligente, atenciosa, bondosa e especial. Agora, só nos restam as boas lembranças e seus ensinamentos, que ficarão para a vida toda.

Leonardo Yukio Andreatta Denardi – 9ºA

Acho que nunca foi segredo pra ninguém o tamanho da minha admiração pela MF. É muito estranho pensar como nos despedimos de alguém sem nem mesmo saber que era uma despedida. Me lembro muito bem da minha última conversa com a MF. Eu estava saindo da escola, umas 16h, e a encontrei no corredor. Ela me perguntou sobre o ensino médio, como estavam sendo todas as mudanças (ela sabia da minha dificuldade com mudanças, afinal, foi ela quem me ajudou na minha transição para o Koelle) e ficamos conversando por horas, como sempre fazíamos. Conversamos sobre história, ela me explicou toda a matéria que eu não estava entendendo com uma clareza impressionante e depois começamos a falar sobre a vida. Achava linda a empatia que ela tinha, o como ela conseguia descer da hierarquia de “professor/aluno” e conversar como amiga, como ser humano. No fim, ela me tranquilizou, disse que eu era uma menina “acima da média” e me falou para olhar o céu, porque estava muito bonito. Acho que ela nunca soube o impacto que isso teve no meu dia, mas espero que ela saiba que uma das minhas inspirações era ela. Desde que a conheci, sempre foi ela.
Obrigada, MF! Que você descanse em paz, nova estrelinha desse céu tão bonito. A saudade é eterna, assim como meu carinho por você.

Laura Capucci – 3°A EM

Muito de minha personalidade, hoje, se deve a nossa inigualável professora, Maria Fernanda. Tenho certeza que em meu futuro vou olhar para atrás e agradecê-la por tudo que passamos juntos. Foram tantos momentos… todos repletos de histórias, ensinamentos e sinceridade. A MF me mostrou o que é SER humano, desde do momento em que eu a conheci, a minha capacidade de interpretar a vida tem mudado, as minhas opiniões evoluíram, meu olhar crítico foi aprimorado.
A MF era aberta, carinhosa do jeitinho dela, sensata e com uma inteligência contagiante fora do padrão. Muitas vezes, entravamos em discussões profundas, discussões sociais e, até me arrisco em dizer, evolucionárias.
Sentirei falta de vê-la ora nos corredores da escola pela manhã, ora pela tela do zoom.
Querida MF, você sempre estará na minha história.

Leonardo Scaglia – 9ºC

Professora e querida amiga Maria Fernanda (MF). Quantas vidas você influenciou? Quantas viagens fizemos juntos? Sempre atenta e preocupada com a segurança e cultura dos nossos alunos (filhos). Quantas conversas!?
Você apesar de ser uma professora de excelência em sua disciplina, você também fez história em nossos corações e almas. Apenas sei.. que, em algum lugar no tempo e no espaço, nossas histórias novamente se encontrarão. Por enquanto, só posso agradecer pelo privilégio de você ter percorrido comigo pelos segredos da vida.

Joel da Silva Vieira Junior – Professor

Agende uma visita