Screen Shot 2020 01 31 at 09.25.46 e1580776297848

Entrevista: ex-aluno Leonardo Vilalobos

Categoria: Atividades Cultura Dicas Educação Entrevistas Serviços de apoio Social Tecnologia

O Kara do Koelle entrevistou o ex-aluno Leonardo Matos Vilalobos, formando de 2019. Durante o período em que estudou no Koelle, Leonardo participou ativamente de muitas atividades extraclasse. Destacou-se na equipe de robótica Koelle Pandas, sendo o aluno que, em todo o Brasil, mais participou de torneios da FLL – First Lego League.

De que forma o Colégio Koelle contribuiu para que você desenvolvesse uma série de atividades extracurriculares?

Leo: O Colégio já disponibiliza uma série de disciplinas optativas das mais amplas matérias que já abrem caminho e visão para novas descobertas. Dentre as que participei, as que mais me marcaram foram a marcenaria, robótica e audiovisual. Com isso, comecei a desenvolver atividade profissional na área do audiovisual, inclusive tendo a oportunidade de ministrar dois cursos no Colégio.

Fale um pouco sobre a sua experiência com a robótica e de que maneira contribuiu para expandir seu universo de oportunidades.

Leo: Entrei para o time da robótica muito cedo, no 6° ano, em 2013, com apenas 10 anos, graças à percepção dos meus professores e do representante da Lego zoom, que viram em mim potencial para a robótica.

Eu me apliquei muito e participei de 6 temporadas como competidor. Em todas, vencemos a etapa regional, chegando ao nacional e por duas vezes conseguimos ingressar em dois mundiais, sendo um em Tenerife, na Espanha, e outro em Arkansas, nos Estados Unidos, onde conquistamos o 2° lugar na competição de melhor design de robô .

Trouxemos nesses anos diversos troféus para o Koelle. Eu gostaria de registrar meu imenso carinho por esta instituição e, em especial, pelo professor Sérgio, ou melhor, o nosso “Sergião”, pois uma vez Panda, sempre Panda! Digo tudo isso, pois estou em fase de vestibular e descobri minha profissão dentro da robótica; serei um futuro engenheiro mecânico.

Como tem sido a experiência no estágio que você está fazendo na Brascabos?

Leo: Iniciei o estágio no final de junho de 2019, em um setor chamado Insight Center, sendo que o meu trabalho era dentro da parte de Pesquisa em desenvolvimento em automação, onde aprendi diversas coisas como a trabalhar com a impressora 3D e desenhos 3D em Softwares. A minha tarefa era construir um segmento de uma máquina. E, além disso, passei a ter uma visão mais ampla do funcionamento de uma fábrica e de uma linha de produção, tendo contato com ótimas companhias e um ambiente extraordinário e super motivador, foi uma das melhores experiências que tive.

Posso considerar que nesses 6 meses convivendo com engenheiros de alto desempenho, passei a ter uma visão muito mais ampla da profissão de engenheiro, e tenho certeza que agora estou melhor preparado para enfrentar os próximos 5 anos da engenharia. Finalizo deixando um agradecimento especial ao CEO da companhia, Sr. Glauber Marçal, que teve a visão de criar o módulo estagiário teen e agradeço também ao Koelle, por ter aceito esta proposta. Foi muito prazeroso ter também a convivência dos outros três alunos selecionados para o processo, cada um com seu desafio individual.

Quais são os seus planos para 2020?

Leo: Tenho como meta passar em uma faculdade de ponta na área de engenharia mecânica, que preferencialmente tenha convênio com outros países, para que possa aprender mais e aumentar meus conhecimentos. Fica aqui a minha saudade deste maravilhoso Colégio, o qual cursei desde o maternal e um grande abraço a todos os diretores e funcionários, os quais me ajudaram a construir a minha história.

Agradecemos ao ex-aluno Leonardo, pela disponibilidade de sempre, para participar de nossos projetos extraclasses.
Em 2020 recebemos a feliz notícia de sua provação na Mackenzie São Paulo, na qual estava se concentrando para o início dos estudos.

Gostou desta entrevista? Confira nossas anteriores!
Intercambista Hannah North ou Medalhista nos Jogos Pan-Americanos Rafael Losano.