Apresentações Teatrais 2016

Categoria: Cultura Educação Eventos

280px-diewelle-movie-logo-svg

A Onda

Este ano, o grupo de teatro do Ensino Médio apresenta uma adaptação do filme alemão “A Onda”.

Trata-se de uma história baseada em fatos reais: um professor resolve fazer uma experiência com os alunos em um projeto sobre autocracia. A peça gira em torno de uma questão que o professor coloca para os alunos: seria possível um governo totalitário, como foi o Nazismo, acontecer novamente na Alemanha? Essa experiência acaba saindo do controle do professor, e é nesse contexto que a peça se desenvolve.

Para esta encenação, o grupo optou por sair do palco e usar a própria escola como cenário da peça. De forma itinerante, o público passeia pelas cenas acompanhando os atores, fazendo com que o espectador se envolva com os acontecimentos, como se ele fosse parte da “Onda”.

A montagem levanta inúmeras reflexões como: os aspectos psicológicos de uma atitude autoritária, o comportamento fascista latente em todos nós, os riscos de uma geração entediada, as relações humanas superficiais, a carência em que nos encontramos, a doutrinação em sala de aula, o medo da autonomia e a servidão voluntária.

Peça: A Onda (Grupo do Ensino Médio),

Onde: Colégio Koelle,

Quando: 21, 22, 23, 26 e 27 de novembro,

Horário: 20h (no dia 26 sessão dupla às 17h e 20h)

Capacidade: 30 pessoas por sessão.

Inscrições antecipadas na secretaria.

Onde Vivem os Monstros

O grupo de teatro dos 8ºs e 9ºs anos apresentará uma peça que foi criada tendo como base várias referências: o livro infantil “Onde vivem os monstros”, o filme norte-americano “Where the Wild Things Are”, o programa da TV Cultura “Que monstro te mordeu?” e cenas originais escritas a partir dos relatos dos próprios alunos.

A peça conta a história de Max, um garoto dono de uma grande imaginação, que se encontra em um momento muito confuso de sua vida. A ausência é sua companheira mais presente: na escola ele tem dificuldade em fazer amigos, em casa é ignorado pela irmã, a mãe trabalha muito e o pai está ausente por um motivo desconhecido por todos. Depois de uma briga com a mãe, Max foge para o mundo dos monstros onde acaba sendo nomeado rei.

A peça fala sobre a dificuldade em lidar com nossos sentimentos e, por isso, muitas vezes acabamos machucando as pessoas que estão próximas. Mas, nessa jornada para aprender sobre nós mesmos, é importante ter amigos de verdade.

Peça: Onde Vivem os Monstros (Grupo dos 8ºs e 9ºs anos),

Onde: Auditório do Colégio Koelle,