projeto bandeira 3

Projeto Estrelas da Bandeira do Brasil

Categoria: Atividades Cultura Educação

No primeiro bimestre deste ano, os alunos dos 6ºs anos trabalharam com o tema “As estrelas da Bandeira do Brasil”, no Laboratório de Ciências, com a professora Raquel Barsotti.
Os alunos pesquisaram sobre as estrelas e constelações representadas em nossa bandeira e construíram uma peça onde reproduziram a Bandeira do Brasil. No lugar das estrelas, foram colocadas lâmpadas de led, as quais eram acionadas por interruptores localizados em uma legenda.
Cada uma das 27 estrelas, de 9 constelações diferentes, representa um estado da federação, além do Distrito Federal. Trata-se da mais completa ilustração celeste já imaginada para uma bandeira nacional.
Acionando o interruptor, a estrela correspondente acende, e, na legenda, pode-se ler o seu nome, sua magnitude, a qual constelação pertence e qual estado ela representa.
O projeto, executado pelos alunos, complementou a teoria ministrada pelo professor Joel, de ciências, em Astronomia. Foi apresentado para outras turmas da escola e exposto durante uma semana nos corredores dos ensinos Fundamental I e II.