A discussão sobre o papel da família na educação escolar permeia não somente o ambiente escolar, mas também o familiar. No Colégio Koelle, essa reflexão é parte constante do trabalho pedagógico, apoiada pela experiência prática com crianças e famílias de Rio Claro e região. Para compreender melhor se você faz o necessário para o desenvolvimento de seu filho, o Colégio Koelle preparou algumas dicas para estimular essa prática, baseadas em observações cotidianas e em pesquisas reconhecidas sobre desenvolvimento infantil.
Delineando a intervenção familiar
A família, principalmente nos anos iniciais escolares, questiona-se constantemente até que ponto a intervenção é necessária e de que maneira, por meio desta, é possível proporcionar situações que forneçam aos seus filhos as ferramentas necessárias para desenvolver potencialidades.
Essa discussão está alinhada ao que estudos educacionais apontam sobre a importância da participação familiar. Organizações como UNICEF e OCDE reforçam que o envolvimento da família está diretamente relacionado ao bom desempenho e ao bem-estar das crianças.
Quando o papel da família na educação escolar está bem empregado, os filhos se beneficiam de várias maneiras. Alguns exemplos são:
• consciência do progresso da aprendizagem;
• confiança em participar de atividades desafiadoras;
• desenvolvimento de habilidades socioemocionais;
• coerência nos padrões de comportamento;
• autonomia na vida escolar.
Esses mesmos benefícios são frequentemente observados nas turmas do Colégio Koelle e fazem parte das devolutivas pedagógicas durante o ano letivo.
A seguir, descubra algumas ações que irão contribuir para alcançar esses benefícios:
Perguntas estratégicas que revelem a natureza das atividades realizadas em sala de aula
Muitas vezes, os pais, ao indagar sobre o dia escolar de seus filhos, acabam recorrendo à enganosa pergunta: “o que você aprendeu hoje na escola?” Esse questionamento possui conotação abstrata, principalmente com crianças.
Tente perguntar sempre a respeito do tipo de atividade realizada, os materiais, tipo de interação, para gerar respostas mais precisas. Essa abordagem é utilizada frequentemente pela equipe pedagógica do Koelle para incentivar conversas mais ricas entre famílias e crianças.
Acompanhamento de tarefas junto do esclarecimento de dúvidas
É essencial, principalmente no início da vida escolar, que os pais e responsáveis acompanhem as atividades que os filhos levam de lição de casa, utilizando esse momento para rever o conteúdo das aulas e consolidar conhecimentos prévios.
Ao compartilhar esse momento com a família, abre-se um espaço para que os filhos deixem por um instante a postura de aprendizes e ensinem também aos pais as curiosidades que exploram no cotidiano escolar.
Ao criar esse hábito, a família estará contribuindo para a construção de práticas saudáveis e motivadoras para o desenvolvimento dos filhos. Essa prática é reforçada nas orientações que o Colégio Koelle envia regularmente às famílias ao longo do ano.
Participação dos eventos escolares como reuniões, casa aberta, workshops e projetos sociais
A escola oferece, em situações diversas, oportunidades para que a família presencie e faça parte do ambiente escolar. Fique por dentro do calendário e não perca a oportunidade de estar presente em eventos e descobrir mais sobre as atividades desenvolvidas pela escola.
No Koelle, esses encontros fazem parte do processo formativo e ajudam a fortalecer a parceria entre escola e responsáveis.
Construção da rotina de estudos
Possuir uma rotina de estudos é de extrema importância para um aprendizado concreto e eficaz. Esse “sistema” de como estudar varia de pessoa para pessoa e, portanto, deve ser testado até encontrar a maneira ideal de aprender.
A família pode oferecer a estrutura para esse momento de estudos e, gradativamente, atribuir a responsabilidade aos filhos de perpetuar a organização e execução da rotina, substituindo vícios por hábitos que trazem benefícios ao aprendizado.
Essa orientação também está presente no acompanhamento individual realizado pela equipe pedagógica do Koelle, que auxilia famílias na adaptação de rotinas quando necessário.
Sobre a autora
Artigo escrito por Marina Bocces, Coordenadora Pedagógica da Maple Bear de Rio Claro
Marina construiu sua trajetória unindo teoria sólida e prática cotidiana. Formada em Pedagogia pela UNESP, aprofundou seus estudos em linguagem e formação humana no mestrado pela mesma universidade. Especializou-se também em Psicopedagogia, Educação Bilíngue e Ensino de Língua Inglesa pelo Claretiano e pela UniDomBosco, ampliando seu olhar sobre diferentes formas de aprender.
A experiência internacional em Applied Child Development na University of Winnipeg acrescentou novas perspectivas sobre infância e desenvolvimento. Concluiu ainda uma pós-graduação em Psicologia Organizacional pela PUCRS.
Marina já atuou como orientadora educacional no Colégio Koelle e, atualmente, é coordenadora da Maple Bear.Fonte: https://www.linkedin.com/in/marina-tomitan-bocces-42b28215b/details/education/







