pandas  1

Mundial de robótica – FLL Open European Championship 2016

Categoria: Atividades Eventos Tecnologia

A etapa mundial do torneio de robótica – FLL Open European Championship 2016 aconteceu entre os dias 04 e 07 de maio e reuniu cerca de 1.000 adolescentes, distribuídos em equipes que representaram 40 países de todas as partes do mundo. Uma delas foi a Koelle Pandas, formada por alunos dos Ensinos Fundamental II e Médio do Colégio, sob o comando dos professores Sergio Barbosa e Sueli Menaldo. O palco do torneio foi a ilha de Tenerife, pertencente à Espanha, situada no arquipélago das Canárias.

Durante esses dias, nossos alunos trocaram emblemas e experiências com jovens das mais variadas culturas, de países como Austrália, Bolívia, China, Dinamarca, Egito, Alemanha, Índia, Rússia, África do Sul, Israel, Turquia e Reino Unido.

No desafio do robô, os alemães mostraram por que seu país é referência quando o assunto é engenharia. Praticamente sem cometer erros, impressionou a performance do robô de uma das equipes, que conquistou 1.111 pontos, de um total de 1.200, na prova da mesa.

Nas apresentações dos projetos de pesquisa, com o tema: Trash Trek – na trilha do lixo, as equipes apresentaram as mais variadas soluções. Uma delas, da Itália, propôs a aplicação do ultrassom para controlar o nível dos aterros de lixo, alertando a empresa responsável para sua coleta. Outra equipe, do México, apresentou uma solução mais simples: uma técnica em que besouros se alimentam de determinados resíduos, e seus excrementos são posteriormente utilizados como adubo.

Os alunos do Koelle ficaram com a 34ª colocação no desafio do robô, dentre as 90 equipes presentes. O grande vencedor do torneio (1st Champion’s Award) foi uma equipe brasileira: Sesi Robotics School, de Ourinhos. Na segunda e terceira colocações ficaram os times GalaxyRobos (Jordânia) e PolyGone (Índia).

Parabenizamos os professores Sergio e Sueli, e os alunos que integraram a Koelle Pandas nesta jornada: Alice Moraes Minatti, Amanda Müller Guadiz, Carolina Cerri Bellato, Gustavo Barbosa Sanchez, Heloisa Pereira dos Santos, Júlia Bergmann Bordin, Leonardo Matos Vilalobos, Livia Maria Schio e Pedro Henrique de Siqueira Guimarães. Estar na disputa representou um grande prêmio, que proporcionou uma série de aprendizados que serão aplicados na próxima temporada.

Agradecemos aos funcionários e professores que auxiliaram com os preparativos da viagem e, em especial, aos pais e amigos dos alunos, que além de acompanhar o grupo a Tenerife, torceram e vibraram durante todas as etapas da temporada 2015-2016.