Os alunos dos 3ºs anos do Colégio Koelle participaram de uma experiência diferente e cheia de significado: o projeto “Cartas que Conectam”, desenvolvido em parceria com a Escola Stagium.
A proposta surgiu a partir do estudo do gênero textual carta, trabalhado em sala de aula, e teve como objetivo tornar o aprendizado mais concreto e afetivo. Ao longo das últimas semanas, as turmas se dedicaram à escrita de cartas pessoais, que foram trocadas com os alunos da escola parceira.
A parceria com a Escola Stagium, reconhecida, assim como o Colégio Koelle, pela qualidade de seu trabalho educacional, reforçou a importância do projeto. A troca entre as escolas proporcionou novas experiências de escrita e ampliou a compreensão das crianças sobre o papel da comunicação na construção de vínculos.
O projeto envolveu todas as etapas do processo de correspondência: escrever, enviar, esperar e receber. Cada uma delas foi vivida com entusiasmo e curiosidade pelas crianças, que se envolveram com as histórias, as perguntas e as descobertas trazidas por cada envelope recebido.
Durante as trocas, os alunos refletiram sobre a importância de escrever com clareza, revisar seus textos e escolher as palavras certas para que o outro compreendesse sua mensagem. A atividade também contribuiu para o desenvolvimento das habilidades de leitura, já que cada carta recebida exigia atenção e interpretação para compreender o que o colega havia escrito.
O projeto marcou um momento importante no processo de alfabetização, mostrando às crianças que a escrita vai muito além do papel: ela cria pontes, desperta sorrisos e conecta pessoas.







