febrace 7

Febrace 2018

Categoria: Educação Eventos Tecnologia

A Febrace, Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, organizada anualmente pelos alunos da Faculdade Politécnica da USP, ocorreu em São Paulo entre os dias 13 e 15 de março.

Conversando com alguns alunos que estiveram na Febrace, pude perceber que os projetos mais marcantes foram uma bicicleta feita de bambu, que com a energia de sua movimentação carregava um celular; um plástico 100% biodegradável, constituído pelo tronco de uma bananeira e um mouse de computador adaptado para deficientes que não possuem as mãos.

Esse ano o Koelle foi responsável por dois projetos presentes na Febrace, um voltado para a saúde e outro para as ciências sociais. O projeto executado pelos alunos Ian Rodrigues, Ian Ruiz e Pedro Guimarães, sob a orientação do professor de química Thiago Christofoletti, apresentou um programa que calculava a dose de insulina que um diabético tipo 1 deveria aplicar.

As alunas Nicolle Dourado e Amanda Guadiz, orientadas pela professora Caroline Florindo, abordaram a importância da pluralização do empoderamento feminino e do feminismo em diferentes realidades com o auxílio de jovens multiplicadores.

Os alunos relataram que havia diversos projetos geniais e que fizeram amizades com participantes de outras regiões, como o Sul e o Norte. Citaram a Febrace como uma experiência que proporciona autonomia, algo que eles recomendariam para todos.

Em sua maioria, os alunos aproveitam e gostam muito da Febrace, dizem que é uma oportunidade incrível para entrar em contato com novas invenções e pretendem voltar para lá em 2019.