fazenda tozan 5

Excursão à Fazenda Tozan

Categoria: Atividades Cultura Educação

No dia 24 de maio, os alunos dos 2ºs anos do Ensino Médio foram à Fazenda Tozan, localizada em Campinas, acompanhados dos professores Francisco Nishiyama (história), João Carlos Briant (biologia) e Rodolfo Biazotto (geografia), para uma visita interdisciplinar dessas disciplinas.

Os alunos conheceram parte da história do café no Brasil e de seus processos de produção, além dos tipos de grãos produzidos no país, participando de uma degustação que incluía cafés gourmets para exportação.

Os tipos de mão de obra empregados durante a história da fazenda também chamaram a atenção, uma vez que, do século XVII ao XX, a fazenda teve escravidão, seguida do trabalho do colono e hoje conta com trabalhadores assalariados.