as disciplinas optativas no ensino fundamental ii

As disciplinas optativas no Ensino Fundamental II

Categoria: Artigos

Com o objetivo de complementar os estudos e orientar os alunos em suas escolhas futuras, o Ensino Fundamental II oferece uma gama de disciplinas optativas no período da tarde.

Como acontecem as disciplinas optativas no Ensino Fundamental II

Em cada semestre, os professores das mais variadas disciplinas oferecem optativas para os alunos do Ensino Fundamental II, que ocorrem no período oposto às aulas, ou seja, no período da tarde.

Os alunos fazem as escolhas dessas optativas duas vezes ao ano, já que as mesmas são semestrais.

• Os alunos dos 6º e 7º anos devem escolher obrigatoriamente uma optativa por semestre e podem frequentar no máximo duas optativas.
  • Os alunos dos 8º e 8º anos devem escolher obrigatoriamente uma optativa por semestre e podem frequentar no máximo três optativas.

Qual o objetivo dessas optativas no Ensino Fundamental II

Como o aluno do Ensino Fundamental II está em plena formação, é necessário que tenha a oportunidade de entrar em contato com uma variedade grande de opções, tendo diferentes possibilidades de escolhas, com foco nas diversas áreas de conhecimento, o que contribuirá para sua futura formação técnica e  profissional.

As disciplinas optativas têm como objetivo desenvolver habilidades e competências, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.

Nossas optativas são oferecidas pelos próprios professores do colégio, sem custo adicional aos pais.

Essas optativas se dividem em três grandes áreas:

•     Optativas gerais
  •     Optativas de atividades físicas
  •     Optativas de artes

Disciplinas Optativas oferecidas aos alunos do Ensino Fundamental II no segundo semestre de 2019

Por ocorrerem semestralmente, algumas optativas se repetem durante o ano e outras são trocadas por novas opções.
As optativas do segundo semestre de 2019, oferecidas aos alunos do Ensino Fundamental II foram:

Gerais:

•     Alph@
  •     Atualidades
  •     Desmistificando a física
  •     Espanhol
  •     Fundamentos em geomorfologia
  •     História dos mapas
  •     Iniciação científica
  •     Koelle Sustentável
  •     Leis da física no cinema e na TV
  •     O mundo das moléculas
  •     RPG – Role Playing Game
  •     Seres vivos no jardim
  •     Técnicas de apresentação em público I e II
  •     Xadrez

Atividades físicas

•     Atividade física e natação
  •     Basquete masculino e feminino
  •     Dança em todos os contextos
  •     Futebol masculino e feminino
  •     Handebol
  •     Vôlei masculino e feminino

Artes

•     Design de apresentação
  •     Garage band: oficina de criação musical
  •     Malabarismo e prática circense
  •     Orquestra de violões: iniciantes e avançados
  •     Pintura
  •     Prática de banda
  •     Teatro

Quem pode participar das disciplinas optativas

Os professores que oferecem as optativas determinam o número de vagas e as séries para as quais as mesmas são adequadas. A partir disso, os alunos fazem as suas escolhas. Existem optativas que abrangem alunos de 6º a 9º anos e outras que são específicas para uma única série.

Para conhecer melhor o nosso trabalho, acesse o site da escola.

Artigo escrito por Adriana Pizirani, Coordenadora do Ensino Fundamental II do Colégio Koelle.