vestibulares

Vamos falar sobre os Vestibulares?

Categoria: Dicas Educação

Na reta final do ano, o assunto não poderia ser outro: Vestibulares. Muita vezes, as pessoas ficam com dúvidas e têm a curiosidade de saber como um aluno que está no último ano do Ensino Médio está se preparando e como está se sentindo. Então, nós, do Kara do Koelle, entrevistamos alguns alunos para buscar diminuir um pouco essas dúvidas.

ellen-pinheiro-enem

Ellen Pinheiro – 3ºA

KK: Todo mundo fica curioso, conte para nós como você está se preparando para os Vestibulares?
Ellen: Eu venho me preparando pros vestibulares desde o começo do ano, então tenho resumos de todas as matérias, de todas as frentes, e estudo constantemente pelos resumos.

KK: Você usa algum método de estudo? Qual?
Ellen: Na aula, eu anoto o que o professor fala, copio a lousa e, ao mesmo tempo, leio e faço anotações do livro no meu caderno

KK: Qual dica você dá para lidar com o nervosismo antes e na hora da prova?
Ellen: Antes de fazer as provas, tente fazer o mesmo ritual que você sempre faz. Chegue antes, leve água e barrinha pra comer durante as provas, durma cedo no dia anterior e no dia use roupa confortável .

KK: Você se sente confiante?
Ellen: Me sinto confiante, principalmente porque eu já fiz vestibular este ano e vou fazer mais alguns, fora as simulações que o Koelle oferece. A estrutura daqui é muito boa e me direciona muito bem.

KK: Você e seus amigos costumam estudar juntos para os Vestibulares? Como seus amigos influenciam na sua motivação para estudar?
Ellen: Depende do ponto de vista. Para o vestibular, a gente deve estudar o ano todo, e é comum os alunos estudarem juntos para provas específicas. Conforme meus amigos me falam que estão estudando, eu me sinto na obrigação de estudar também. É fundamental que eu esteja num nível, no mínimo, igual ao dos meus colegas. Querendo ou não, somos todos concorrentes para ingressar na universidade.

KK: Para chegar motivado nos Vestibulares, você acha importante ter momentos livres? Se sim, como são esses momentos e como você os encaixa na sua rotina de estudo?
Ellen: Acho muito importante! Estudar com foco para passar no vestibular é muito estressante, a gente acaba se cobrando muito e é bom dar uma pausa para não pirar. Eu jogo e treino vôlei pelo Rio Claro e gosto muito de sair quando dá, mas nada muito extravagante. Não quero distrações pros meus vestibulares! Eu treino à noite e de manhã tem a escola, então eu estudo a média de 1h por dia (disso pra mais, porque eu acho que 1h é o mínimo) à tarde, que é meu único tempo livre. No começo do ano, eu estudava mais, agora não tem como, todos nós do 3º ano estamos muito cansados.

camila-metzner-enem

Camila Metzner – 3ºB

KK: Como você está se preparando para os Vestibulares?
Camila: Para realizar os vestibulares, estou procurando estudar diariamente, de modo que reviso as matérias do dia e faço os exercícios propostos na apostila.

KK: Você usa algum método de estudo? Qual?
Camila: Eu separo um dia da semana sempre para fazer redação e, no restante, foco nas matérias em que tenho mais dificuldade, sendo que busco assistir aulas em vídeo e costumo pedir ajuda para as pessoas que têm mais facilidade com elas.

KK: Qual dica você dá para lidar com o nervosismo antes e na hora da prova?
Camila: Eu sou uma pessoa muito ansiosa, então tento passar o dia anterior relaxando, na companhia dos meus familiares e amigos. Durante a prova, eu busco manter a calma e pensar que eu tenho capacidade para realizar o teste.

KK: Você se sente confiante?
Camila: O curso que pretendo prestar possui alta concorrência, mas estou confiante quanto às provas, pois penso que eu tive toda uma preparação anterior para realizar o vestibular, então tenho a capacidade de obter bons resultados.

Camila: Nós estudamos juntos frequentemente. A gente se reúne na sala de leitura do Colégio para resolver as questões das provas anteriores dos Vestibulares. Às vezes, procuramos estudar realizando vídeo chamadas. Sobre a minha motivação nos estudos, acho que os meus amigos influenciam positivamente, sendo que eles me auxiliam quando eu preciso e demonstram apoio nas minhas escolhas acadêmicas.

Camila: Eu acho muito relevante reservar um tempo do seu dia para você mesmo, porque isso te ajuda a descansar a mente. Sendo assim, eu utilizo esse período para sair com os meus amigos, ler livros, mas, principalmente, para assistir séries e filmes, os quais até contribuem para ampliar o meu repertório cultural. No 3º ano do Ensino Médio, esse tempo é bem escasso, então busco reservá-lo sempre quando posso.

KK: Qual papel os professores têm na sua motivação para os Vestibulares?
Camila: Acredito que uma grande parte da motivação que tenho para os estudos é por conta dos professores, os quais sempre auxiliam e tiram as dúvidas dos alunos. Eles compreendem que o ritmo do 3º ano é mais agitado, por isso tentam manter o foco dos alunos no ponto máximo para nós atingirmos a nossa meta no final do ano, que é ingressar em uma universidade. Eu sou grata por todo o conhecimento que eles transmitiram para mim ao longo dos anos e guardo muito respeito por eles como professores e indivíduos.

O KK vem, por meio dessas entrevistas, desejar uma boa prova aos nossos alunos, reforçando que todos nós do Colégio Koelle estamos torcendo por vocês. Lembrem-se, VOCÊS SÃO CAPAZES!

por Isabelli Góes