74632482 3110102255731628 2641095700934295552 o

Lançamento do Livro “Dez Dólares e a Benção de Deus”

Categoria: Eventos

No dia 18 de outubro, o Colégio Koelle recebeu o pastor, professor e historiador Martin Dreher para o lançamento do livro “Dez dólares e a benção de Deus – Vida e obra do pastor Johann Jacob Zink”. O evento incluiu uma palestra, ministrada por Martin, a respeito do livro. Além da palestra, houve uma sessão de autógrafos e uma singela homenagem ao professor Theodoro, falecido em 10 de setembro.

Sobre o Livro

O livro “Dez dólares e a benção de Deus” é uma biografia documentada do Pastor Johann Jacob Zink, missionário luterano alemão, que veio para o Brasil em 1869, com a missão de reunir os luteranos aqui presentes e construir igrejas, que sempre caminhavam junto com escolas. Por isso, o Pastor Zink fundou diversas escolas. Theodor Kölle, que chegou a Rio Claro em 1883, casou-se com a filha mais velha de Zink e dedicou-se à recém-criada Deutsche Schule, hoje Colégio Koelle. Para a construção do livro, Martin Dreher baseou-se no diário pessoal do Pastor Zink e em seus relatos enviados à Alemanha. Na obra, ele inclui também alguns sermões.

Martin Dreher é pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana, professor e historiador. Cursou teologia na Faculdade de Teologia da IECLB e doutorou-se em história da igreja pela Ludwig-Maximilians-Universität, em Munique. Foi professor de teologia e pastor em diversas paróquias da Igreja Luterana no Brasil. É professor de história da Universidade do Vale do Rio Sinos (UNISINOS). Também é autor de diversas obras vinculadas à história da igreja e da colonização e imigração germânica na América Latina.