EPTV2020

Concurso EPTV na escola 2020

Categoria: Atividades Educação Eventos Leitura Tecnologia

O EPTV na Escola é um concurso de redações entre alunos de 9º Ano de escolas públicas e particulares, que competem com estudantes de outras cidades da sua região. Este ano, o tema proposto foi: “A tecnologia que melhora o mundo melhora mesmo a minha vida?”. No Colégio, foram produzidas 20 redações durante a optativa “Aprofundamento em produção de texto”, oferecida pela Prof.ª Denise.

Em função da pandemia de COVID-19, a estrutura do concurso foi mudada: cada município enviou para a emissora 10 redações de gênero livre, escolhidas pela secretaria de educação, 5 de escolas particulares e 5 de escolas públicas. Após essa etapa, a emissora selecionou os 10 finalistas. Além disso, a tradicional excursão à emissora e à Faber Castell não ocorreu.

Concurso EPTV na escola 2020Nessa edição, a aluna Anna Julia de Carvalho, do 9º ano B , teve seu texto escolhido entre os 10 da cidade, e concorre com a região de Campinas. Em seu texto, ela propõe um recado para ela no futuro, trazendo uma reflexão a respeito da importância das relações humanas, familiares e de amizade, e de como não devemos nos deixar ficar presos ao mundo tecnológico, que avança rapidamente.

Texto da Anna Julia:

Desabafo ao futuro

Santa Gertrudes, 12 de setembro de 2020.

Caro eu de 2070,
Certamente, muitos de meus hábitos, gostos e trejeitos mudaram com o passar desses anos, o que é totalmente compreensível partindo do conceito de que o ser humano está em constante evolução, porém, gostaria de compartilhar um desabafo e espero que lhe sirva de incentivo para introduzir um novo hábito ao longo de seus próximos anos de vida.

Como deve ter notado, a tecnologia vem evoluindo cada vez mais no decorrer do tempo: a medicina, os meios de transporte e os meios de comunicação são apenas alguns exemplos de áreas que tiveram grandes avanços nos últimos anos. Todo esse desenvolvimento proporcionou- nos muita praticidade e agilidade no dia a dia. A comunicação e a busca por informação no mundo todo tornaram-se mais acessíveis, assim como as informações pessoais de cada indivíduo conectado ao mundo virtual.

Acredito que, em 2070, a tecnologia tenha ultrapassado barreiras inimagináveis, com o intuito de melhorar, inovar e tornar cada vez mais prático o cotidiano das pessoas. Com o avanço também vem a responsabilidade, uma vez que ao nos cadastramos em uma rede social, por exemplo, tornamos nossos dados pessoais expostos ao acesso de desconhecidos que podem utilizar os mesmos para ações que não foram consentidas.

Durante os anos, observa-se que, a cada dia que passa, as pessoas estão se tornando mais próximas virtualmente, porém, mais distantes fisicamente.

Sendo assim, o conselho que tenho para lhe oferecer é aproveitar ao máximo os momentos em família e com os amigos, deixar o mundo virtual um pouco de lado e desfrutar do mundo real. As pessoas e os momentos são únicos e memoráveis, aprecie cada um deles. A tecnologia sempre estará ao seu lado, mas não será suficiente para lhe mostrar que a vida é feita de momentos, sentimentos e memórias que nos trazem humanidade e não devem ser desperdiçados.

Com amor,
Sua versão de 2020.