crianca e internet 1

Criança E Internet — Quando Essa Relação Deixa De Ser Positiva?

Categoria: Artigos Tecnologia

A relação criança e internet tem sido pauta de discussões bastante interessantes no universo da Educação Infantil. Mas, afinal, até que ponto essa conexão com o mundo digital é construtiva para o desenvolvimento dela? 

É o que iremos entender neste artigo! Aqui, você verá:

  • como conciliar a relação criança e internet?;
  • como a tecnologia em sala de aula pode ser benéfica?

Como conciliar a relação criança e internet?

Os pequenos têm sido cada vez mais cedo apresentados para os artefatos tecnológicos.  Isso acontece porque esses aparelhos são fáceis distrações para eles, por conta do acesso a conteúdos infantis de entretenimento e educação, como vídeos, músicas e filmes. 

Porém, quais são os limites para a relação criança e internet e como impô-los de maneira tranquila? 

Veja alguns exemplos de como é possível intermediar o digital com o real na rotina da educação infantil.

Equilibre o on-line com o offline

Quando a criança começa a preferir atividades virtuais à práticas de esportes e brincadeiras ao ar livre, a relação dela com a internet deixa de ser positiva. Isso porque ela pode começar a representar uma dependência até mesmo emocional sobre o smartphone, tablet ou computador. 

As interações humanas são essenciais para o desenvolvimento e lapidação das habilidades de comunicação dos pequenos e é preciso estimular, também, as atividades físicas para evitar um sedentarismo precoce.

Para que não haja restrições rígidas, é possível intermediar o uso de dispositivos eletrônicos criando atividades offline, que não têm nenhuma relação com a tecnologia, para as crianças, como:

  • contação de histórias;
  • brincadeiras que desenvolvem habilidades motoras: amarelinha, pular corda, jogos de tabuleiro, massinha, esconde-esconde, etc.

Estabeleça horários para o uso da internet

O uso excessivo dos aparelhos tecnológicos é um sinal de que é preciso intervir!

Para evitar esses excessos e também promover diversificação de atividades ao longo do dia, é importante estabelecer horários específicos para que o pequeno possa usufruir do meio digital. 

Isso é importante, inclusive, para que ele mesmo tenha desenvolvimento de disciplina e que a conectividade excessiva não atrapalhe outros estímulos importantes para sua faixa etária. 

Além disso, outra dica é utilizar um recurso para tornar mais prática a imposição de limites. Alguns aplicativos permitem o uso de timers para sua utilização e, após o tempo estipulado, eles são bloqueados.

Como a tecnologia em sala de aula pode ser benéfica?

No entanto, a utilização correta da internet na inserção da tecnologia para auxílio de práticas pedagógicas pode trazer ganhos significativos para a aprendizagem infantil.

A inserção do iPad em sala de aula, por exemplo,  permite  um apoio visual em disciplinas de humanidades e também simulações em aulas de ciências — além de dar base para  práticas pedagógicas utilizando materiais multimídia.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a relação entre criança e internet e como ela depende de intermediações para ser positiva, conheça como o Colégio Koelle coloca isso em prática, agendando uma visita!

Receba dicas exclusivas para criar uma rotina de estudos em casa e melhorar o desempenho do seu filho!


Agende uma visita
Colégio Koelle
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.