Ao longo de toda sua história, o Colégio Koelle busca formar pessoas que contribuam significativamente para a construção de um mundo melhor e ser reconhecido como uma escola de referência no Brasil. Um de seus mais importantes valores é a busca contínua por inovação, introduzindo novas práticas pedagógicas em sua estrutura curricular muito antes destas se tornarem comuns nas demais escolas. O Koelle foi a primeira escola da região a adquirir e utilizar um computador em suas atividades (o JR Sysdata, em 1986), a montar um laboratório de Química (1987), Informática (1991) e Biologia (com microscópios Zeiss importados da Alemanha, em 1992) para os alunos e a introduzir o iPad em sala de aula (2014).

Por meio de um currículo inovador e de uma visão de excelência para a Educação compartilhada por nossos diretores, coordenadores, professores e funcionários, nossos estudantes têm a oportunidade de explorar todas as suas habilidades e talentos, de assumir riscos e aprender com seus próprios erros e de se tornarem líderes confiantes em si mesmos.

Considerando o mundo atual e as perspectivas para o século XXI, é fundamental que os alunos saibam lidar com a tecnologia. Ao longo destes 5 anos do programa iPad, mudamos nossa maneira de pensar tecnologia digital e a forma como ela é utilizada na escola. A tecnologia passou a ser uma ferramenta de suporte para um ensino investigativo e que se utilize de diversas estratégias de ensino, ao invés de um conteúdo a ser aprendido. O uso da tecnologia em sala de aula permite a adoção de um ensino personalizado, criando inúmeras opções para que professores e estudantes se relacionem com o currículo e as atividades a serem desenvolvidas. A tecnologia amplia significativamente as oportunidades de acesso ao conhecimento (através da internet e de plataformas como o iTunes U), de compartilhamento de conteúdos (através do Google Drive) e as possibilidades para os estudantes demonstrarem o seu aprendizado e expressarem suas ideias.

Todos os estudantes no Colégio Koelle são encorajados e recebem o apoio necessário para se tornarem produtores de conteúdo, para que possam comunicar sua voz com os colegas e professores e também com outros estudantes e profissionais ao redor do mundo. As apresentações artísticas para os pais e toda comunidade escolar, a Casa Aberta, a participação em competições estudantis e o material divulgado por meio de plataformas na internet (como Youtube e as redes sociais) utilizam os recursos tecnológicos (como a câmera fotográfica do iPad e os aplicativos GarageBand e iMovie) para estimular os alunos a pensar criativamente, solucionar problemas e comunicar sua mensagem. Essas apresentações públicas são uma oportunidade maravilhosa de celebrar os talentos dos estudantes e compartilhá-los com toda a comunidade.

A adoção da tecnologia, do ensino personalizado e a ampla gama de oportunidades para os estudantes se envolverem com assuntos do seu interesse (como as disciplinas optativas no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio) estimulam os alunos a aprender cada vez mais e a se desenvolverem. Eles aprendem a trabalhar em equipe, a compartilhar suas descobertas e a analisar criticamente a produção dos colegas e a sua própria. A adoção da plataforma Apple, que possui uma profunda integração entre seus dispositivos, serviços e aplicativos, facilita o uso de múltiplos formatos de mídia no processo de ensino e aprendizagem e potencializa as habilidades dos alunos para pensar criticamente e se envolver com os problemas do mundo real. Neste processo, os estudantes adquirem habilidades fundamentais para a vida universitária e o mercado de trabalho.

Nossa proposta pedagógica é elaborada para tornar nossos alunos independentes e permitir que descubram e desenvolvam seus talentos únicos, que saibam que serão sempre capazes de aprender e possuem o conhecimento e as habilidades necessárias para viver neste mundo globalmente conectado e em constante mudança. Além do desenvolvimento pessoal e acadêmico de seus alunos, o Colégio Koelle acredita no desenvolvimento de valores e na compreensão da diversidade e da riqueza cultural existente, inspirando seus alunos a se tornarem lideres que atuarão de maneira decisiva na construção de uma sociedade melhor.

Contribuições dos participantes

O sucesso da proposta pedagógica do Colégio Koelle é resultado da sinergia entre seus elementos constituintes: diretores, coordenadores, professores, funcionários, alunos e pais. Por meio do diálogo constante e da realização periódica de reuniões e encontros de formação, o Colégio mantém o alinhamento de ações para transformar sua visão de Educação em realidade nas diversas atividades da escola.

A liderança e o planejamento estratégico da escola estão sob responsabilidade de seus diretores, que estão constantemente incentivando o trabalho em equipe e providenciando os recursos necessários para a execução das diversas iniciativas existentes. Os diretores participam de seminários externos sobre Educação e Gestão Escolar e visitam outras escolas ao longo do ano letivo, quando têm a oportunidade de conhecer novas práticas e compartilhar o trabalho desenvolvido no Koelle. A adoção do iPad e o aumento no uso da tecnologia em todos os setores da escola têm introduzido muitas mudanças e novos elementos no ambiente escolar, exigindo uma liderança ativa dos diretores para conciliar e promover a evolução do nosso ensino tradicional para o ensino personalizado.

Os coordenadores pedagógicos participam de uma reunião semanal com os diretores para discutir o andamento das atividades escolares. Eles estão todos os dias na escola, conversando com pais, alunos e professores para gerenciar os conflitos e acompanhando a realização das atividades em sala de aula. Os professores são responsáveis pela execução do planejamento pedagógico e pelo desenvolvimento das habilidades dos alunos. No início do programa iPad, todos os professores que já trabalhavam na escola receberam um iPad com 6 meses de antecedência em relação aos alunos, para se acostumar com o uso do dispositivo e acessar os materiais didáticos e de capacitação através do iTunes U. Esta ação os deixou preparados e seguros para o trabalho com os alunos. A partir de 2015, todo professor que é contratado recebe um iPad e uma capacitação inicial antes do início do ano letivo.

Na área pedagógica da escola, o Departamento Acadêmico do Koelle (DAK) é o responsável por fornecer apoio para o trabalho dos professores e coordenadores. O DAK proporciona atendimento individualizado e assessora os processos de avaliação dos alunos e de elaboração de documentos acadêmicos (como boletins e planejamentos). Na área de tecnologia educacional, oferece oficinas de estudos e assessora a elaboração de projetos pedagógicos com iPad, além de fornecer suporte no uso da infraestrutura de TI.

Rui Christofoletti, 43 anos, ex-aluno do Colégio Koelle (1990 a 1992), é professor no Colégio Koelle desde 1997 e responsável pela disciplina de Física para os alunos do 3º ano do Ensino Médio. Desde 2012, é o diretor pedagógico da escola.

O DAK também é responsável pela produção (iBooks Author) e distribuição (iTunes U e Mosyle) dos livros didáticos escritos pelos professores da escola e utilizados pelos alunos do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio.

Nossos livros apresentam imagens de alta resolução, áudio, vídeos, imagens 3D, animações e outros recursos que adicionam interatividade à sala de aula. Este material educacional segue todas as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação e está diretamente relacionado ao nosso projeto pedagógico. Assim, os livros didáticos do iBooks podem abordar tópicos específicos da comunidade local, como os livros de História do Ensino Fundamental para o Ensino Fundamental, que apresentam aos alunos a história da cidade de Rio Claro.

Além disso, observamos um grande desenvolvimento profissional em professores, que adquirem novas habilidades e assumem muito mais os conteúdos que serão trabalhados com os alunos quando eles se tornarem autores do material educacional.

Ana Paula Bucioli de Siqueira, 38 anos, é funcionária no Colégio Koelle desde 2008 e responsável pela produção dos livros digitais da escola.

Os alunos são parte importante no processo de implementação e continuidade das nossas iniciativas pedagógicas. Os alunos participam ativamente dos grandes eventos da escola, como a Festa Junina, a Casa Aberta e as Gincanas. Com o sucesso da participação dos alunos na apresentação da escola para os visitantes nos últimos anos, em 2018 foi criado o programa “Embaixadores do Koelle”, que conta com um grupo de alunos do Ensino Fundamental II capacitados a realizar estas apresentações. No programa iPad, os alunos têm assumido um papel de liderança, pesquisando aplicativos e aprendendo a melhor maneira de utilizá-los no processo de aprendizagem. Os alunos têm compartilhado suas descobertas e aprendizados com os demais colegas e os professores.

Kamille Sganzerla, 16 anos, Laíse Panaggio, 16 anos, e Sarah Fazanaro, 17 anos, são alunas do 2º ano do Ensino Médio.

Os pais acompanham de perto o desenvolvimento de seus filhos, participando ativamente dos grandes eventos organizados pela escola. Eles podem agendar uma conversa, com o coordenador responsável pela série do seu filho ou o diretor, a qualquer momento do ano letivo. Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, a escola oferece aos pais durante o ano duas reuniões coletivas e uma reunião individual com o professor. No Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, é realizada uma reunião coletiva no início do ano letivo.

No programa iPad, a participação dos pais tem sido fundamental desde o início. Nas diversas reuniões realizadas para apresentar o programa, os pais manifestaram o seu apoio e apresentaram suas dúvidas e sugestões. Devido a adoção do iPad como material escolar, no modelo 1×1, foi necessário discutir as oportunidades e os cuidados necessários no uso do dispositivo com pais e alunos. Os estudantes precisam de orientação e supervisão para aproveitar ao máximo os recursos do dispositivo e, neste cenário, uma comunicação eficiente entre escola e família é um componente essencial para o sucesso do programa. Os pais receberam informações sobre o funcionamento do iPad, como ele poderia ser monitorado e configurado por meio do MDM e o uso do iPad como instrumento de aprendizagem. O monitoramento nos horários de aula é responsabilidade da escola e, em casa, da família. No entanto, cada família pode agendar um horário com o diretor e ajustar a supervisão do iPad em casa de acordo com suas necessidades específicas.

Alexandre Menassi, 44 anos, e Maria (Keka) Demarchi Menassi, 43 anos e ex-aluna do Colégio Koelle (1985 a 1992), são pais das alunas Camila, 11 anos, e Larissa, 8 anos.

Metas e planos de sustentabilidade

Desde o início de sua gestão, Teodoro vem incorporando o uso de tecnologia nas rotinas profissionais de todos os departamentos e incentivando novas maneiras de se trabalhar, desde a diretoria até o nível operacional da escola. Em todos os prédios, os benefícios desta inovação ultrapassam o processo de ensino e aprendizagem e envolvem também os processos administrativos. O uso da tecnologia, em especial dos produtos da Apple, resultou numa diminuição dos custos de impressão, cópias e compra de material didático. Atualmente, muitas reuniões com profissionais externos ocorrem por videoconferência, eliminando os custos de transporte e otimizando o horário de trabalho. A adoção de uma plataforma única trouxe muitas vantagens, incluindo o aumento da eficiência no suporte técnico e na resolução de problemas, o foco na capacitação e desenvolvimento profissional de professores e funcionários e a melhoria na qualidade dos produtos finais, como vídeos, documentos e apresentações.

Ao completar o 5º ano do programa iPad e concluir o planejamento elaborado em 2013, a escola já realizou os grandes investimentos necessários para a montagem da infraestrutura que permite o trabalho diário de funcionários, professores e alunos. O desafio agora é renovar gradualmente o seu acervo de iPad, seja os dispositivos utilizados nos laboratórios móveis do Ensino Fundamental I ou os disponibilizados para os professores, e continuar investindo na melhoria contínua do programa.

Na área educacional, Rui vem buscando maximizar as oportunidades de aprendizagem para os alunos. A presença do iPad na escola e em casa cria inúmeras possibilidades de acesso ao conhecimento, colaboração e compartilhamento de ideias, que vão muito além das paredes das salas de aula. A cada ano, os alunos aprendem mais a trabalhar em equipe, a enfrentar novos desafios que expandem suas habilidades e a assumir uma postura mais ativa frente ao conhecimento.

Nos próximos anos, a escola continuará investindo muito na formação continuada de seus professores, em especial através da atuação do DAK. Esta ação é essencial para garantir que o programa iPad continue evoluindo e se consolidando junto a comunidade escolar. Além disso, dois novos projetos irão se integrar aos já existentes: o Everyone Can Code, que estreia preliminarmente no 2º semestre de 2018 na disciplina de Educação Tecnológica, e a introdução dos ePortfolios, como uma nova maneira de documentar a evolução do aluno ao longo de sua jornada dentro da escola e criar um material que irá acompanha-lo na sua vida acadêmica e profissional após se formar no Colégio Koelle.

Caroline Florindo, 29 anos, é professora no Colégio Koelle desde 2015 e responsável pela disciplina de Educação Tecnológica para os alunos do Ensino Fundamental I e II.

Daniela Tura, 28 anos, é professora no Colégio Koelle desde 2018 e responsável pela disciplina de Educação Tecnológica para os alunos do Ensino Fundamental II.

Agende uma visita