Ao longo de toda sua história, o Colégio Koelle busca formar pessoas que contribuam significativamente para a construção de um mundo melhor e ser reconhecido como uma escola de referência no Brasil. Um de seus mais importantes valores é a busca contínua por inovação, introduzindo novas práticas pedagógicas em sua estrutura curricular muito antes destas se tornarem comuns nas demais escolas. O Koelle foi a primeira escola da região a adquirir e utilizar um computador em suas atividades (o JR Sysdata, em 1986), a montar um laboratório de Química (1987), Informática (1991) e Biologia (com microscópios Zeiss importados da Alemanha, em 1992) para os alunos e a introduzir o iPad em sala de aula (2014).

Por meio de um currículo inovador e de uma visão de excelência para a Educação compartilhada por nossos diretores, coordenadores, professores e funcionários, nossos estudantes têm a oportunidade de explorar todas as suas habilidades e talentos, de assumir riscos e aprender com seus próprios erros e de se tornarem líderes confiantes em si mesmos.

Considerando o mundo atual e as perspectivas para o século XXI, é fundamental que os alunos saibam lidar com a tecnologia. Ao longo destes 5 anos do programa iPad, mudamos nossa maneira de pensar tecnologia digital e a forma como ela é utilizada na escola. A tecnologia passou a ser uma ferramenta de suporte para um ensino investigativo e que se utilize de diversas estratégias de ensino, ao invés de um conteúdo a ser aprendido. O uso da tecnologia em sala de aula permite a adoção de um ensino personalizado, criando inúmeras opções para que professores e estudantes se relacionem com o currículo e as atividades a serem desenvolvidas. A tecnologia amplia significativamente as oportunidades de acesso ao conhecimento (através da internet e de plataformas como o iTunes U), de compartilhamento de conteúdos (através do Google Drive) e as possibilidades para os estudantes demonstrarem o seu aprendizado e expressarem suas ideias.

ADS 2018: Visão
ADS 2018: Visão
ADS 2018: Visão

Todos os estudantes no Colégio Koelle são encorajados e recebem o apoio necessário para se tornarem produtores de conteúdo, para que possam comunicar sua voz com os colegas e professores e também com outros estudantes e profissionais ao redor do mundo. As apresentações artísticas para os pais e toda comunidade escolar, a Casa Aberta, a participação em competições estudantis e o material divulgado por meio de plataformas na internet (como Youtube e as redes sociais) utilizam os recursos tecnológicos (como a câmera fotográfica do iPad e os aplicativos GarageBand e iMovie) para estimular os alunos a pensar criativamente, solucionar problemas e comunicar sua mensagem. Essas apresentações públicas são uma oportunidade maravilhosa de celebrar os talentos dos estudantes e compartilhá-los com toda a comunidade.

ADS 2018: Visão
ADS 2018: Visão
ADS 2018: Visão
ADS 2018: Visão

A adoção da tecnologia, do ensino personalizado e a ampla gama de oportunidades para os estudantes se envolverem com assuntos do seu interesse (como as disciplinas optativas no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio) estimulam os alunos a aprender cada vez mais e a se desenvolverem. Eles aprendem a trabalhar em equipe, a compartilhar suas descobertas e a analisar criticamente a produção dos colegas e a sua própria. A adoção da plataforma Apple, que possui uma profunda integração entre seus dispositivos, serviços e aplicativos, facilita o uso de múltiplos formatos de mídia no processo de ensino e aprendizagem e potencializa as habilidades dos alunos para pensar criticamente e se envolver com os problemas do mundo real. Neste processo, os estudantes adquirem habilidades fundamentais para a vida universitária e o mercado de trabalho.

Nossa proposta pedagógica é elaborada para tornar nossos alunos independentes e permitir que descubram e desenvolvam seus talentos únicos, que saibam que serão sempre capazes de aprender e possuem o conhecimento e as habilidades necessárias para viver neste mundo globalmente conectado e em constante mudança. Além do desenvolvimento pessoal e acadêmico de seus alunos, o Colégio Koelle acredita no desenvolvimento de valores e na compreensão da diversidade e da riqueza cultural existente, inspirando seus alunos a se tornarem lideres que atuarão de maneira decisiva na construção de uma sociedade melhor.

ADS 2018: Visão

Contribuições dos participantes

O sucesso da proposta pedagógica do Colégio Koelle é resultado da sinergia entre seus elementos constituintes: diretores, coordenadores, professores, funcionários, alunos e pais. Por meio do diálogo constante e da realização periódica de reuniões e encontros de formação, o Colégio mantém o alinhamento de ações para transformar sua visão de Educação em realidade nas diversas atividades da escola.

A liderança e o planejamento estratégico da escola estão sob responsabilidade de seus diretores, que estão constantemente incentivando o trabalho em equipe e providenciando os recursos necessários para a execução das diversas iniciativas existentes. Os diretores participam de seminários externos sobre Educação e Gestão Escolar e visitam outras escolas ao longo do ano letivo, quando têm a oportunidade de conhecer novas práticas e compartilhar o trabalho desenvolvido no Koelle. A adoção do iPad e o aumento no uso da tecnologia em todos os setores da escola têm introduzido muitas mudanças e novos elementos no ambiente escolar, exigindo uma liderança ativa dos diretores para conciliar e promover a evolução do nosso ensino tradicional para o ensino personalizado.

Os coordenadores pedagógicos participam de uma reunião semanal com os diretores para discutir o andamento das atividades escolares. Eles estão todos os dias na escola, conversando com pais, alunos e professores para gerenciar os conflitos e acompanhando a realização das atividades em sala de aula. Os professores são responsáveis pela execução do planejamento pedagógico e pelo desenvolvimento das habilidades dos alunos. No início do programa iPad, todos os professores que já trabalhavam na escola receberam um iPad com 6 meses de antecedência em relação aos alunos, para se acostumar com o uso do dispositivo e acessar os materiais didáticos e de capacitação através do iTunes U. Esta ação os deixou preparados e seguros para o trabalho com os alunos. A partir de 2015, todo professor que é contratado recebe um iPad e uma capacitação inicial antes do início do ano letivo.

Na área pedagógica da escola, o Departamento Acadêmico do Koelle (DAK) é o responsável por fornecer apoio para o trabalho dos professores e coordenadores. O DAK proporciona atendimento individualizado e assessora os processos de avaliação dos alunos e de elaboração de documentos acadêmicos (como boletins e planejamentos). Na área de tecnologia educacional, oferece oficinas de estudos e assessora a elaboração de projetos pedagógicos com iPad, além de fornecer suporte no uso da infraestrutura de TI.

Rui Christofoletti, 43 anos, ex-aluno do Colégio Koelle (1990 a 1992), é professor no Colégio Koelle desde 1997 e responsável pela disciplina de Física para os alunos do 3º ano do Ensino Médio. Desde 2012, é o diretor pedagógico da escola.

O DAK também é responsável pela produção (iBooks Author) e distribuição (iTunes U e Mosyle) dos livros didáticos escritos pelos professores da escola e utilizados pelos alunos do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio.

Nossos livros apresentam imagens de alta resolução, áudio, vídeos, imagens 3D, animações e outros recursos que adicionam interatividade à sala de aula. Este material educacional segue todas as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação e está diretamente relacionado ao nosso projeto pedagógico. Assim, os livros didáticos do iBooks podem abordar tópicos específicos da comunidade local, como os livros de História do Ensino Fundamental para o Ensino Fundamental, que apresentam aos alunos a história da cidade de Rio Claro.

Além disso, observamos um grande desenvolvimento profissional em professores, que adquirem novas habilidades e assumem muito mais os conteúdos que serão trabalhados com os alunos quando eles se tornarem autores do material educacional.

Ana Paula Bucioli de Siqueira, 38 anos, é funcionária no Colégio Koelle desde 2008 e responsável pela produção dos livros digitais da escola.

Os alunos são parte importante no processo de implementação e continuidade das nossas iniciativas pedagógicas. Os alunos participam ativamente dos grandes eventos da escola, como a Festa Junina, a Casa Aberta e as Gincanas. Com o sucesso da participação dos alunos na apresentação da escola para os visitantes nos últimos anos, em 2018 foi criado o programa “Embaixadores do Koelle”, que conta com um grupo de alunos do Ensino Fundamental II capacitados a realizar estas apresentações. No programa iPad, os alunos têm assumido um papel de liderança, pesquisando aplicativos e aprendendo a melhor maneira de utilizá-los no processo de aprendizagem. Os alunos têm compartilhado suas descobertas e aprendizados com os demais colegas e os professores.

Kamille Sganzerla, 16 anos, Laíse Panaggio, 16 anos, e Sarah Fazanaro, 17 anos, são alunas do 2º ano do Ensino Médio.

Os pais acompanham de perto o desenvolvimento de seus filhos, participando ativamente dos grandes eventos organizados pela escola. Eles podem agendar uma conversa, com o coordenador responsável pela série do seu filho ou o diretor, a qualquer momento do ano letivo. Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, a escola oferece aos pais durante o ano duas reuniões coletivas e uma reunião individual com o professor. No Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, é realizada uma reunião coletiva no início do ano letivo.

ADS 2018: Visão

No programa iPad, a participação dos pais tem sido fundamental desde o início. Nas diversas reuniões realizadas para apresentar o programa, os pais manifestaram o seu apoio e apresentaram suas dúvidas e sugestões. Devido a adoção do iPad como material escolar, no modelo 1×1, foi necessário discutir as oportunidades e os cuidados necessários no uso do dispositivo com pais e alunos. Os estudantes precisam de orientação e supervisão para aproveitar ao máximo os recursos do dispositivo e, neste cenário, uma comunicação eficiente entre escola e família é um componente essencial para o sucesso do programa. Os pais receberam informações sobre o funcionamento do iPad, como ele poderia ser monitorado e configurado por meio do MDM e o uso do iPad como instrumento de aprendizagem. O monitoramento nos horários de aula é responsabilidade da escola e, em casa, da família. No entanto, cada família pode agendar um horário com o diretor e ajustar a supervisão do iPad em casa de acordo com suas necessidades específicas.

Alexandre Menassi, 44 anos, e Maria (Keka) Demarchi Menassi, 43 anos e ex-aluna do Colégio Koelle (1985 a 1992), são pais das alunas Camila, 11 anos, e Larissa, 8 anos.

Metas e planos de sustentabilidade

Desde o início de sua gestão, Teodoro vem incorporando o uso de tecnologia nas rotinas profissionais de todos os departamentos e incentivando novas maneiras de se trabalhar, desde a diretoria até o nível operacional da escola. Em todos os prédios, os benefícios desta inovação ultrapassam o processo de ensino e aprendizagem e envolvem também os processos administrativos. O uso da tecnologia, em especial dos produtos da Apple, resultou numa diminuição dos custos de impressão, cópias e compra de material didático. Atualmente, muitas reuniões com profissionais externos ocorrem por videoconferência, eliminando os custos de transporte e otimizando o horário de trabalho. A adoção de uma plataforma única trouxe muitas vantagens, incluindo o aumento da eficiência no suporte técnico e na resolução de problemas, o foco na capacitação e desenvolvimento profissional de professores e funcionários e a melhoria na qualidade dos produtos finais, como vídeos, documentos e apresentações.

Ao completar o 5º ano do programa iPad e concluir o planejamento elaborado em 2013, a escola já realizou os grandes investimentos necessários para a montagem da infraestrutura que permite o trabalho diário de funcionários, professores e alunos. O desafio agora é renovar gradualmente o seu acervo de iPad, seja os dispositivos utilizados nos laboratórios móveis do Ensino Fundamental I ou os disponibilizados para os professores, e continuar investindo na melhoria contínua do programa.

Na área educacional, Rui vem buscando maximizar as oportunidades de aprendizagem para os alunos. A presença do iPad na escola e em casa cria inúmeras possibilidades de acesso ao conhecimento, colaboração e compartilhamento de ideias, que vão muito além das paredes das salas de aula. A cada ano, os alunos aprendem mais a trabalhar em equipe, a enfrentar novos desafios que expandem suas habilidades e a assumir uma postura mais ativa frente ao conhecimento.

Nos próximos anos, a escola continuará investindo muito na formação continuada de seus professores, em especial através da atuação do DAK. Esta ação é essencial para garantir que o programa iPad continue evoluindo e se consolidando junto a comunidade escolar. Além disso, dois novos projetos irão se integrar aos já existentes: o Everyone Can Code, que estreia preliminarmente no 2º semestre de 2018 na disciplina de Educação Tecnológica, e a introdução dos ePortfolios, como uma nova maneira de documentar a evolução do aluno ao longo de sua jornada dentro da escola e criar um material que irá acompanha-lo na sua vida acadêmica e profissional após se formar no Colégio Koelle.

Caroline Florindo, 29 anos, é professora no Colégio Koelle desde 2015 e responsável pela disciplina de Educação Tecnológica para os alunos do Ensino Fundamental I e II.

Daniela Tura, 28 anos, é professora no Colégio Koelle desde 2018 e responsável pela disciplina de Educação Tecnológica para os alunos do Ensino Fundamental II.

Agende uma visita
Colégio Koelle
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.